O Canadá abre mais uma vez suas portas para estudantes de países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, por meio do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Este programa governamental oferece bolsas de intercâmbio acadêmico no valor de até 11.100 dólares canadenses.
Estudantes brasileiros podem aproveitar a chance de estudar ou realizar pesquisas no Canadá durante quatro a seis meses.
As inscrições já estão abertas, e os candidatos interessados precisam correr, pois o prazo final para indicação dos selecionados pelas universidades canadenses é 18 de março de 2025.
As instituições brasileiras devem, portanto, realizar seus processos seletivos internos com antecedência.
Critérios de avaliação e requisitos
As candidaturas serão avaliadas com base no mérito do estudo ou pesquisa a ser realizado no Canadá. O impacto para a instituição de origem no Brasil e para a universidade canadense também será considerado.
Os selecionados terão suas despesas cobertas, incluindo passagem aérea, visto e moradia. As bolsas variam de 8.200 a 11.100 dólares canadenses.
Inscrições para graduação
Para participar do intercâmbio na graduação, é necessário um acordo de cooperação entre a universidade brasileira e a canadense.
O candidato deve verificar se sua instituição possui um edital específico para seleção ou se um professor canadense aceitará o aluno como pesquisador.
Inscrições para mestrado e doutorado
No caso de mestrado ou doutorado, a aceitação por parte de um professor canadense será suficiente, ainda que não haja um acordo estabelecido entre as universidades.
Isso pode ser visto como uma colaboração nova ou já existente entre as instituições.
Processo de notificação e resultados
As candidaturas devem ser inicialmente enviadas pela universidade brasileira, e o administrador da bolsa comunicará às instituições canadenses os resultados positivos na primavera.
Cabe às universidades canadenses a responsabilidade de notificar os candidatos selecionados.
O programa ELAP representa uma excelente oportunidade para estudantes brasileiros ampliarem seus conhecimentos e experiências no exterior. O auxílio é um passo importante para o desenvolvimento de futuros líderes nas Américas.