O melhor jeito de armazenar bananas não é na geladeira. Qual é, então?

Entenda por que a geladeira não é o local ideal para bananas e aprenda métodos eficazes de armazenamento.



A prática de guardar bananas na geladeira é comum entre muitos consumidores, que fazem isso na esperança de prolongar a vida útil do alimento. No entanto, essa não é a melhor escolha para preservar a qualidade da fruta e o motivo é bem simples.

Bananas são frutos tropicais, adaptados a climas quentes e úmidos. As temperaturas frias da geladeira podem causar alterações indesejadas, afetando tanto a aparência quanto o sabor da fruta.

Mas como, então, é possível garantir que as bananas permaneçam frescas por mais tempo?

Impactos do armazenamento a frio nas bananas

As consequências de armazenar bananas na geladeira vão além da estética, que fica prejudicada. A prática também impacta o sabor e o aroma da fruta.

Escurecimento da casca

Temperaturas baixas provocam a ruptura de células na casca da banana, liberando enzimas que escurecem o fruto. Isso resulta em um aspecto visual pouco atrativo, embora a qualidade interna não seja afetada.

Perda de sabor e aroma

O frio reduz a atividade das enzimas responsáveis pelo sabor e pela fragrância característicos da banana. Além disso, diminui a conversão de amido em açúcar, tornando o alimento menos doce.

Diminuição da vida útil

A geladeira, apesar de retardar o amadurecimento, acelera a senescência, ou seja, o envelhecimento celular, deixando as bananas mais suscetíveis a fungos e bactérias.

Métodos recomendados de armazenamento

Para conservar as bananas de modo eficaz, envolva os talos em plástico, limitando a emissão de etileno, um hormônio que acelera o amadurecimento. Use sacos ou filme plástico para fazer isso, ajustando com um elástico.

Os produtores regulam o amadurecimento de forma científica, utilizando etileno sintético no transporte. Adicionalmente, as frutas são colhidas verdes e amadurecem nas lojas.

Dicas para manter as bananas frescas

  • Utilize um gancho para pendurá-las, evitando danos físicos;
  • Mantenha-as longe da luz solar direta e do calor;
  • Evite armazená-las com outras frutas que produzem etileno;
  • Congele bananas maduras descascadas para smoothies e sobremesas;
  • Aproveite bananas maduras em receitas de bolos e pães.




Voltar ao topo

Deixe um comentário