Depois de um verão com ondas de calor históricas, abril chegou trazendo a esperada virada no clima. Embora o mês tenha começado com temperaturas elevadas em boa parte do país, a partir do dia 12, o cenário muda de forma mais intensa com a chegada da terceira frente fria do ano.
Com atuação entre os dias 12 e 16 de abril, a nova massa de ar frio deve avançar com força de moderada a intensa pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As temperaturas mínimas ficarão mais baixas, especialmente em áreas mais elevadas. Em Campo Grande, por exemplo, os termômetros podem chegar a 12 °C.
Frente fria avança com força no Sul e Sudeste

Essa terceira frente fria deve impactar novamente cidades como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. As mínimas ficarão entre 14 °C e 18 °C nessas capitais, e a expectativa é de que o frio seja mais prolongado do que nas primeiras massas de ar.
Além disso, há risco de geada nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mínimas próximas de 5 °C.
No Centro-Oeste, Campo Grande e Cuiabá também sentem os efeitos do avanço da massa polar. A queda nas temperaturas será significativa e, mesmo com céu limpo durante o dia, as noites devem ser bem mais geladas do que nos dias anteriores.
Como se preparar para o frio?
Com a aproximação das temperaturas previstas para começar amanhã, vale adotar algumas medidas simples para atravessar esse período com mais conforto. T
er roupas adequadas — como casacos, meias e mantas — faz diferença, especialmente para crianças, idosos e quem mora em regiões com risco de geada, como no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesses locais, proteger bem portas e janelas também ajuda a manter a casa aquecida.
Do mesmo modo, outra dica é investir em alimentos e bebidas quentes, que além de aquecerem o corpo, tornam o dia mais aconchegante. Manter-se bem hidratado continua sendo essencial, mesmo que o frio diminua a sensação de sede.
Deixar roupas de frio sempre à mão e adaptar a rotina aos horários mais ensolarados do dia pode tornar esse período mais tranquilo.
Aquecer o corpo em camadas, fazer alongamentos e manter uma rotina de autocuidado são formas de aproveitar melhor essa nova fase do clima. Afinal, o frio pode até chegar com força, mas o preparo faz toda a diferença.