Diante da pressão e do extenso conteúdo das provas de concurso, muitos candidatos buscam estratégias alternativas para aumentar suas chances de sucesso. Ainda que a sorte não deva ser a principal aliada, empregar certos truques pode ser decisivo nos momentos de dúvida.
Para quem deseja se dar bem em um certame e conquistar a tão sonhada vaga, é imprescindível conhecer essas técnicas de “chute”. Elas podem ser um recurso valioso para concurseiros que não conseguiram estudar todo o edital ou não se lembram de algum conteúdo.
Dicas essenciais para ‘chutar’ em uma prova de concurso
Vamos explorar os principais truques que podem fazer a diferença no resultado quando você não tem certeza da resposta de alguma questão da prova de concurso. Saiba como chutar melhor no gabarito.
Análise das alternativas
Alternativas muito distintas ou extremamente semelhantes podem sinalizar erro. Fique atento a essas nuances ao selecionar sua resposta.
Eliminação de respostas absurdas
Mesmo sem dominar todo o conteúdo, use a lógica para descartar respostas absurdas. Foque em manter opções plausíveis.
Atenção às palavras absolutas
Palavras como “sempre” ou “nunca” nas opções sugerem exceções. Desconfie e exclua essas alternativas, sobretudo para as disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa e Legislação.
Repetição de termos
Note palavras ou expressões que se repetem nas alternativas. Ao detectar essa repetição, descarte as outras opções e escolha a que parecer mais coerente.
Semelhanças nas alternativas
Marcar alternativas similares pode dobrar suas chances de acerto. Quando duas opções são parecidas, uma delas pode ser a correta.
Palavras do enunciado
Muitas vezes, a resposta correta reflete expressões usadas no próprio enunciado. Use isso a seu favor ao buscar a solução.
Cuidado com a alternativa ‘A’
Não é raro que a alternativa A seja uma armadilha. Ela pode parecer correta, mas frequentemente é uma pegadinha. Avalie com cautela antes de fazer a escolha.
Cuidado com pegadinhas
As bancas elaboram enunciados complexos; então, leia atentamente para evitar erros de interpretação. Conhecer o estilo da banca pode ajudar na identificação de armadilhas.
Essas estratégias não substituem o estudo, mas podem ser úteis quando o tempo é curto ou o conhecimento não está completo. Com atenção e prática, é possível elevar as chances de seleção.