scorecardresearch ghost pixel



Urgente! Câmara aprova realização de provas de concurso público à distância

Projeto que fixa normais gerais para concursos públicos retorna ao Senado para nova análise após alterações.



A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que autoriza a realização de provas de concursos públicos à distância. A possibilidade faz parte de um documento mais abrangente que estabelece normas gerais para a realização de certames.

Leia mais: Brasileiros devem declarar Imposto de Renda em AGOSTO: veja quem precisa

O texto já havia sido aprovado no Senado Federal, mas retorna para nova análise porque teve alguns trechos alterados pelos deputados.

De acordo com a proposta, os concursos poderão ser realizados parcial ou totalmente à distância, online ou por meio de outra plataforma eletrônica específica. O relator da matéria, Eduardo Cury (PSDB), lembra que provas de vestibular à distância já foram realizadas antes.

Ele também afirma que as regras serão definidas após consulta pública e análise de padrões de segurança da informação. “O projeto só está autorizando e dando segurança jurídica, e toda essa medida exigirá uma regulamentação.”

Normas gerais para concursos

O projeto fixa regras relativas a editais de concursos, cursos de formação, detalhamento do edital e realização dos exames. O relator garante que ele deve dar fim a uma “indústria” de concursos falsos.

“Há casos em que prefeitos pegam uma empresa de concursos e abrem um edital sem a intenção de chamamento. Milhares de pessoas pagam a taxa, se dedicam, se deslocam ao estado e nunca serão chamadas”, disse.

O texto estabelece o que deve constar no edital, como os critérios de avaliação e títulos, o prazo de validade da seleção e o número de vagas a serem ocupadas. Além disso, fica vedada a “discriminação ilegítima” feita com base em aspectos como idade, sexo, estado civil, condição física, deficiência, etnia e outros.

As mudanças não se aplicam a certames para Ministério Público, Defensoria Pública da União, Forças Armadas ou Magistratura. Ela também não abrange empresas públicas e sociedades de economia mista que não recebem recursos públicos das três esferas do governo.

Se aprovada no Senado, a regulamentação terá validade apenas para concursos cuja abertura foi autorizada a partir de 1º de janeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário