A consulta ao 5º lote do Imposto de Renda 2019 (IR) estará liberada hoje, 8 de outubro, a partir das 9h. De acordo com a Receita Federal, serão R$ 3,5 bilhões repassados para 2.703.715 contribuintes neste lote. Desse total, cerca de R$ 3,35 bilhões são referentes apenas ao IR 2019 (ano-base 2018). Com isso, os depósitos serão realizados no dia 15 de outubro, nas contas informadas pelos contribuintes no documento de declaração.
Sendo assim, as consultas podem ser realizadas por meio do site da Receita Federal, pelo Receitafone 146 ou pelo aplicativo. Em 2019, a Receita Federal recebeu mais de 30 milhões de declarações até o prazo final de entrega sem multa, no dia 30 de abril. A expectativa do órgão era de receber 30,5 milhões de declarações ao todo.
Dentre os agraciados pelo 5º lote de restituição estão:
- 4.281 contribuintes que possuem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave;
- 41.212 contribuintes idosos a partir de 60 anos;
- 17.056 contribuintes com maior fonte de renda advinda do magistério.
Malha Fina
De acordo com o Fisco, já é possível verificar se a declaração realizada foi processada. Sendo assim, caso ela esteja na fila de pagamentos, as informações prestadas estão batendo com o banco de dados da Receita Federal. Isso significa que o documento não possui pendências, a princípio, visto que a Receita possui até cinco anos para solicitar esclarecimentos acerca das declarações entregues.
Para realizar a verificação, basta entrar no serviço Meu Imposto de Renda, gerar um código de acesso por meio do CPF, data de nascimento e recibos das entregas das duas últimas declarações.
Veja também: Acometidos por doenças graves podem ter isenção do Imposto de Renda.