Todos os setores de uma empresa dependem de uma boa administração para obter os resultados esperados. Assim, é necessário um profissional que cuide desta área e que tenha uma visão ampla sobre os diversos setores da organização para garantir seu bom funcionamento.
Este profissional é o Gerente Administrativo, que irá cuidar do desempenho correto das atividades de apoio administrativo da empresa. Ou seja, ele se responsabiliza pela gestão da equipe, seja da empresa de forma geral ou comandando setores específicos, como financeiro, recursos humanos, tesouraria, jurídico, compras e outros.
Entre suas atribuições, destacam-se:
- gerenciar, planejar e controlar as atividades da área administrativa;
- acompanhamento de processos administrativos;
- prestar assessoria à presidência da empresa;
- avaliar os resultados obtidos e elaborar relatórios gerenciais;
- conduzir reuniões sobre recursos materiais e financeiros de cada área;
- controlar lucros e despesas da empresa;
- definir estratégias para otimizar o desempenho dos negócios;
- garantir o cumprimento das atividades de acordo com as normas e procedimentos técnicos, bem como as políticas da empresa;
- controlar a quantidade de estoques e as vendas de produtos e serviços;
- administrar recursos de forma satisfatória, visando atingir os objetivos da empresa;
- coordenar o trabalho dos colaboradores da empresa;
- auxiliar na contratação de novos funcionários.
Capacidade de liderança, gostar de trabalhar em equipe, habilidade de pensar rápido, ter espírito empreendedor, boa comunicação, objetividade, ser analítico e organizado são características essenciais para quem pretende atuar como Gerente Administrativo.
Formação
Para se tornar um Gerente Administrativo, é necessário ter graduação em Administração. Entretanto, é possível encontrar profissionais com formação em outros cursos da área, como Economia e Ciências Contábeis, por exemplo.
Aqueles que buscam qualificação podem optar por pós-graduação, especializações e cursos extracurriculares em áreas como Gerência Administrativa, Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Controladoria, entre outras.
Quanto ganha um Gerente Administrativo?
De acordo com o site de empregos Catho, a média salarial para o cargo de Gerente Administrativo é de R$ 3.887,74. Entretanto, sua remuneração pode passar de R$ 17 mil, considerando a região, o grau de experiência e o tamanho da empresa na qual ele atua.
Veja também: O que faz um Gerente Comercial?