Para facilitar a vida dos segurados, agora, os pedidos de revisão de valor do benefício, de recursos e de cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão ser feitos apenas pela internet, no ‘Meu INSS’, ou pelo telefone, discando o número 135.
Com a nova modalidade, o instituto melhora o atendimento ao público e poupa o trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca de uma agência do instituto. Até então, esses serviços demandavam que mais de 70 mil pessoas por mês fossem às agências.
A partir da Central de Serviços Meu INSS, o beneficiário acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (isto é, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.
Para tal, é necessário se cadastrar e obter senha no próprio site ou diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Sicredi, e, em breve, outros. As senhas são necessárias para determinados serviços. Agendamento para dar entrada em benefícios no INSS e marcação de perícia médica por exemplo não demandam senha.
Serviços disponíveis
Entre as possibilidades de serviços disponíveis via internet, estão:
- Aposentadorias Urbanas
- Salário Maternidade
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Agendamentos/Requerimentos
- Histórico de Crédito de Benefício
- Carta de Concessão
- Agende sua Perícia
- Resultado de Perícia
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Extrato de Imposto de Renda
- Consulta Declaração – Consta/Nada Consta
- Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
- Encontre uma agência
- DRSCI – declaração para o Contribuinte Individual
- Alterar Dados de Contato
Cadastro
Para se registrar, é necessário informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Posteriormente, o segurado deverá realizar login, com a senha provisória. Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Seguranca1).
Caso haja alguma dúvida ou dificuldade de acesso, é possível recorrer a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento.
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