A Plataforma ‘Mais que Cliente’ é um sistema que garante a venda do carro financiado em atraso de forma rápida. O sistema proporciona uma economia de gastos entre 30% e 40% para o proprietário, em especial para aqueles que estão com as dívidas do veículo atrasadas e sem possibilidade de quitá-las.
O objetivo precípuo da plataforma é oferecer a solução de compra e venda antes que o veículo seja apreendido e levado a leilão. Caso isso aconteça, o carro pode depreciar de 30% a 50%.
A venda pode ser feita antes do início de um processo na Justiça movido pelo credor. Assim, é possível evitar que o cliente tenha gastos com honorários, custas processuais e guincho, se for o caso. Os valores somados, podem chegar a R$ 5 mil.
Mais que Cliente
A Mais que Cliente é uma fintech integrante do Grupo DNR, que presta serviços ligados à cadeia de aquisição de automóveis. A empresa realiza vendas de forma mais ágil pois oferece uma rede de 10 mil lojas de seminovos. Esses estabelecimentos vendem cerca de 7 mil veículos por mês.
De acordo com o CEO do Grupo DNR, Daniel Romero, os bancos não se preocupavam em fidelizar clientes que costumavam ser bons pagadores, que tornaram-se inadimplentes por questões pontuais. “Agora, com uma maior concorrência, inclusive de plataformas digitais, essa visão está mudando. Nossos parceiros querem resolver o problema do cliente da melhor forma para fidelizá-lo em aquisições futuras”.
Daniel também destaca que a empresa recebeu cerca de 3 mil contatos, mas na maioria deles a dívida era maior do que o valor do carro. “Nesse caso, pouco podemos fazer. Muita gente fica inadimplente e acha que o leilão vai resolver sua vida, mas esquece que financiou o valor de dois carros, e não um. Aí, o carro é leiloado por um valor menor e o cliente ainda fica com o nome sujo por causa do saldo remanescente da dívida”, revelou Romero.
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Como funciona a plataforma?
Quem tem interesse nos serviços oferecidos pela Mais que Cliente deve agendar uma vistoria do veículo em uma das redes. Após a etapa, o carro é disponibilizado para a rede de concessionárias, que fazem suas propostas.
Cabe ao proprietário aceitar ou não a proposta. Normalmente, o processo de entrada na plataforma, venda e repasse dos valores acontece em menos de um mês. 5% do valor da venda são destinados para a fintech.
A empresa está em funcionamento experimental desde outubro. Até agora, 150 carros já foram vendidos por meio de um piloto realizado em parceria com o banco Itaú. Após a venda dos automóveis, os proprietários zeraram a dívida. Sem contar que cerca de 30%, além de quitar, receberam de 5 a 10 mil reais na operação.
Os carros enquadrados no perfil passam por avaliação inicial. Em tal fase, o preço do veículo é comparado nas tabelas do mercado e valor de venda nos leilões. Em seguida a isso, o despachante levanta possíveis débitos ou restrições. Após, são definidos os perfis que se adequam na plataforma. Segundo Romero, o carro é vendido entre 80% a 90% do valor de tabelas de avaliação do mercado.
Ao fim do processo, os parceiros da Mais que Cliente podem conceder descontos para aquisições que enquadrem no orçamento do cliente. Alguns parceiros são o Bradesco, Banco Pan, Finamax e Recovery.
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*Com informações de Exame