Criada em 2017, a NuConta é a conta do Nubank. Seu principal objetivo é trazer inovação na vida financeira dos usuários. A começar pela isenção de tarifas de manutenção, comuns para este tipo de serviço. Nela, há total liberdade na realização de investimentos e transações com o dinheiro.
Além disso, ela também funciona como “poupança”, visto que o dinheiro lá depositado rende automaticamente. Está aí a razão para que clientes da fintech (financeira digital) realizem a declaração da NuConta no Imposto de Renda.
O que é RDB e conta de pagamento Nubank?
De acordo com o Nubank, todo o começo de ano, é enviado por e-mail aos usuários NuConta o chamado “Informe de Rendimentos”, a ser utilizado na declaração do Imposto de Renda. Em 2020, as informações começaram as ser enviadas em fevereiro.
O documento pode conter os rendimentos no RDB Nubank ou conta de pagamentos. O primeiro, Recibo de Depósito Bancário, funciona como um tipo de investimento de renda fixa de baixo risco. Nessa modalidade, o dinheiro do investidor pode ser utilizado pelo banco para outras finalidades, como por exemplo, oferecer empréstimo à outras pessoas.
No entanto, para proteger o dinheiro do usuário, o RDB Nubank tem a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que funciona com uma espécie de seguro caso aconteça algum problema com a instituição financeira. Porém, há um limite para os valores, sendo o alcance máximo de até R$ 250 mil.
Na prática, o dinheiro depositado em RDB é uma das melhores opções, visto que seu rendimento é superior ao da poupança, com a possibilidade de livre movimentação do dinheiro, além da cobrança de impostos prefixados, a exemplo do Imposto de Renda, IOF, etc.
No caso da conta de pagamentos, o dinheiro investido é aplicado em títulos públicos, como o Tesouro Direto. Dessa forma, dependendo da quantia, os rendimentos podem ser mais vantajosos que em outras modalidades.
Nela também é possível que o cliente realize a portabilidade salarial e passe a receber os vencimentos trabalhistas na conta do Nubank. Dentre as vantagens da conta de pagamento estão: facilidade nas movimentações (tudo de forma digital), isenção da cobrança de taxas de manutenção, possibilidade de pagar e receber depósitos de TED’s, saques na rede Banco24Horas e mais.
Como declarar NuConta no IR 2020?
Antes de começar, é preciso verificar quais as modalidades de investimentos o dinheiro do cliente está aplicado. Caso os usuário receba apenas uma página de informe, o processo de declaração será de apenas uma fonte de rendimento, seja RDB ou conta de pagamento.
Porém, caso haja duas páginas, o usuário possui depósitos tanto em RDB quanto na conta de pagamento. Nesse caso, é necessário realizar duas declarações de IR, uma para cada modalidade. Confira o passo a passo abaixo:
Campos a serem preenchidos: Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva; Bens e Direitos.
- Passo a passo – Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva
- Selecione o campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”;
- No campo “Tipo de Rendimento” escolha “Rendimentos de aplicações financeiras”;
- Nas abas “Tipo de Beneficiário” e “Beneficiário” escolha titular. O próximo campo será preenchido automaticamente pelo software da Receita;
- Na opção “CNPJ da fonte pagadora”, coloque os dados do Nubank – Nu Pagamentos S.A ou Nu Financeira S.A, a depender de onde foram feitos os depósitos. Para saber, basta conferir o informe de rendimentos;
- Na aba valor, insira o “Rendimento Líquido” encontrado no informe de rendimentos.
- Passo a passo – Bens e direito
- Selecione a aba “Bens e direitos”;
- Na opção “Código”, selecione a opção “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”;
- Escolha o país de origem, nesse caso o Brasil;
- Coloque o CNPJ da Nu Pagamentos S.A ou Nu Financeira S.A, de acordo com cada caso;
- A próxima etapa consiste no preenchimento dos espaços referentes aos informes de rendimento.
Pronto! Declaração NuConta preenchida e finalizada.
Para dois tipos de rendimentos: o passo a passo é o mesmo que o anterior. Contudo, é necessário declarar duas vezes no mesmo campo, utilizando o CNPJ da Nu Financeira S.A e da NU Pagamentos S.A. É importante que o usuário tenha como referência o documento recebido por ele por e-mail, ao invés do que é demonstrado no aplicativo que, nesse caso, exibe o valor total + rendimentos.
Lembrando que esses procedimentos valem apenas para a NuConta. Outras fontes de renda também precisam ser justificadas à Receita.
Leia ainda: Calendário de restituição Imposto de Renda (IR) 2020