Confira quais documentos facilitam a aposentadoria no INSS

Preparar-se durante a espera, como entregar documentos complementares necessários, afasta o trabalhador do elevado risco de ter o pedido recusado.



A aposentadoria é um direito constitucional garantido a todos os brasileiros que atendam as regras previdenciárias. No entanto, muitos trabalhadores precisam encarar filas e espera para receber o benefício que é pago pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Quem não consegue acesso a uma aposentadoria automática, logo após fazer o pedido pelo Meu INSS ou por meio do telefone 135, entra no grupo de 1,7 milhão que aguardam a convocação. A espera média costuma ser de 142 dias.

Entre 956,3 mil solicitações realizadas em outubro de 2019, 434,5 mil (45,4%) foram recusadas. No entanto, preparar-se durante a espera, como entregar documentos complementares necessários, pode ajudar o trabalhador a afastar o risco de ter o pedido recusado.

Extrato do Cnis

Aspirantes a aposentados do INSS que já pediram ou ainda vão solicitar o benefício, a consulta ao extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) mostrará se existe a necessidade de comprovar vínculos de trabalho ou algum período de contribuição não informado.

O extrato do Cnis pode ser retirado em qualquer agência da Previdência, após agendamento pela internet ou telefone. Também pode ser consultado diretamente pelo Meu INSS, desde que o interessado faça um cadastro.

A consulta evidencia se o tempo de contribuição é suficiente para o benefício requisitado. Caso não seja, a convocação para levar documentos ao posto será inevitável. Na agência, as anotações originais na carteira profissional devem ser suficientes para garantir a aposentadoria.

Se todas as contribuições estiverem registradas no Cnis, é possível que a aposentadoria saia de forma automática. O ideal é consultar o extrato antes de fazer o pedido. Confira abaixo como fazer isso:

  • 1) Retirar no posto do INSS

Quem optar por retirar o extrato no posto do INSS deve agendar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo site meu.inss.gov.br. No site, é necessário escolher uma agência de preferência e comparecer ao local na hora e data marcada. Também é necessário levar um documento oficial de identificação com foto e o CPF

  • 2) Consultar pela internet

Para consultas online, basta que o interessado baixe o aplicativo Meu INSS ou acesse meu.inss.gov.br. É preciso criar uma senha, logar e procurar pela opção “Extrato de Contribuição (Cnis)”. Se as contribuições que aparecem forem insuficientes para a concessão do benefício, o interessado deverá levar documentação comprobatória à agência do INSS.

Documentos necessários para pedidos no INSS

Além do Cnis, alguns documentos poderão ser solicitados pelo INSS para que o interessado no benefício comprove a necessidade do recebimento. Alguns documentos são:

  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista ou dispensa (para homens);
  • Certidão de Tempo de Contribuição, para funcionário público;
  • Carnês de pagamento, para contribuinte individual;
  • Extratos do Fundo de Garantia (FGTS);
  • Holerites;
  • Contratos de início e fim do vínculo de trabalho;
  • Sentença de ação trabalhista;
  • Cópia da ficha de registro de funcionário na empresa.

Recorrer à Justiça

A esfera judicial é um outro recursos que pode ser acionado pelo interessado em receber o benefício. Este recurso, no entanto, deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • Trabalhadores que cumprem as exigências do INSS e mesmo assim não conseguem o benefício;
  • Trabalhadores que não conseguirem provas complementares solicitadas pelo INSS.

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