Com a possibilidade de eclosão de uma crise financeira mundial, muitas empresas têm ficado na retaguarda quando o assunto são novas contratações. O desafio agora é evitar as demissões em massa e manter o mercado empregatício estabilizado. Contudo, algumas empresas seguem na contramão dessas previsões.
É o caso do Nubank, fintech de maior sucesso no Brasil nos últimos anos. Só nesta semana, a empresa admitiu 78 novos funcionários de seis nacionalidades diferentes, para atuação em seu escritório de Berlim e de mais cinco estados Brasileiros. As seleções aconteceram via videoconferência, o chamado “onboarding”.
Apesar de atípico, o banco digital parece estar a todo vapor. Isso porque nos últimos cinco meses, mais de 600 profissionais ingressaram no time de colaboradores da startup. Uma possível razão para esse equilíbrio se dá pelo modelo de negócio no qual a empresa está enquadrada.
Os serviços, em sua maioria, podem ser realizados de forma remota, tudo dentro de casa. Inclusive, o Nubank foi uma das primeiras marcas a adotar o trabalho à distância de 100% dos funcionários. E para proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível, cada colaborador receberá em casa cadeiras ergonômicas. Já foram enviadas 500 delas nas últimas semanas, e a previsão é para mais mil ao longo dos próximos dias.
Nubank e a pandemia
Como resposta aos usuários que cobravam um posicionamento da empresa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, o Nubank lançou no final de março, a iniciativa “Pessoas Primeiro”. A ideia é oferecer descontos e gratuidade total em serviços considerados essenciais nesse período, como entrega de alimentos, produtos farmacêuticos, consultas psicológicas virtuais, itens de pet shop, entre outros.
Para as ações, a fintech conta com um fundo de R$ 20 milhões, composto pela sua verba de marketing e de outros ganhos de eficiência. Também foram fechadas parcerias com empresas como o Hospital Sírio-Libanês, iFood, Rapi, Zenklub e Zee.Dog .
A iniciativa funciona assim: basta o cliente entrar em contato com o banco, explicar sua necessidade e, na medida do possível, o Nubank direciona o atendimento para algum dos parceiros. Os contatos podem ser feitos via telefone, chat (aplicativo) ou e-mail.
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