Profissionais podem receber R$ 400 mensais em fundo apoiado pelo Spotify; Veja quem tem direito!

Com aporte inicial de R$ 1 milhão, ajuda pagará até quatro parcelas aos beneficiários.



O Spotify – serviço de streaming de música, podcast e vídeo – em parceria com a União Brasileira de Compositores (UBC), acaba de anunciar o lançamento da campanha “Juntos Pela Música”. A iniciativa visa ajudar artistas musicais que passam por dificuldades econômicas durante a crise da pandemia.

A verba inicial já nasce expressiva: R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil de parte da UBC e outros R$ 500 mil do Spotify. Sem rendimentos em razão da necessidade de isolamento social, a categoria sofre com a falta de apresentações em eventos e casas de shows.

O auxílio no valor de R$ 400,00 será distribuído mensalmente durante quatro meses. Inicialmente, podem requerer da ajuda microempreendedores individuais filiados à UBC e pessoas físicas do segmento musical. 

Requisitos de participação

Para receber o auxílio, o associado à UBC deve cumprir alguns requisitos mínimos de participação, como:

  • Ser filiado à UBC por pelo menos um ano;
  • Ter recebido da UBC um mínimo de R$ 800,00 e um máximo de R$ 12 mil em direitos autorais no ano de 2019;
  • Estar em situação financeira prejudicada em razão da pandemia do novo coronavírus.

As solicitações serão analisadas individualmente pela equipe responsável. Na tentativa de ampliar o alcance do benefício a mais artistas, as entidades estendem a campanha para doações de outros setores da sociedade, por meio de uma plataforma de crowdfunding.

O número de beneficiário, até o momento, chega a mais de 140 artistas e cerca de 800 cadastros. 

Projeto global

O projeto “Juntos pela Música” faz parte da campanha global “Spotify COVID-19 Music Relief”. Para a iniciativa, a plataforma de streaming de música se comprometeu a equiparar a doação no formato 1:1: para cada R$ 1,00 doado pelo cidadão comum, a empresa doará quantia equivalente, além do aporte inicial de R$ 500,00 já mencionado. 

Os donativos feitos pelo grande público acontecem através de um código QR Code, disponibilizado durante lives de artistas parceiros. Entre os apoiadores, estão nomes famosos, como do Cantor Diogo Nogueira, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos e outros. 

Padrinho da campanha, o pernambucano Alceu Valença realizou uma live dedicada ao projeto no dia 03 de maio, em seu canal no Youtube. Fãs do intérprete, assim como os telespectadores em geral, puderam utilizar da plataforma para realizar as doações.

Leia ainda: Confira o passo a passo para sacar o auxílio de R$ 600 da poupança digital




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