O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhou ao Ministério da Economia um novo pedido para contratação de 140 candidatos aprovados para o cargo de auditor-fiscal no último concurso MAPA, ocorrido em 2017.
A justificativa da solicitação está no aumento do número de exportações em decorrência da pandemia de Covid-19, que exigiu reforço no quadro de servidores ao citar a Lei Complementar nº 173, que limita a realização de concurso durante crises sanitárias.
De acordo com reportagem exibida no Globo Rural, o ofício recebeu o encaminhamento no dia 31 de julho e segue em análise. Detalhes acerca das convocações não foram divulgados pelo órgão. O que se sabe é que o prazo de validade do último concurso MAPA foi prorrogado e seguirá vigente até 2022.
Como foi o último concurso Mapa?
O último concurso Mapa ofertou 300 vagas para o cargo de auditor-fiscal agropecuário, na função de veterinário. O certame foi organizado pela banca Esaf no ano de 2017. Para concorrer ao cargo foi exigido graduação em Medicina Veterinária e registro ativo nos conselhos regionais ou federal da categoria.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas compostas por 70 questões que versaram sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Também houve exames discursivos e de títulos.Esta seleção segue válida até março de 2022.
O concurso anterior a esse aconteceu em 2014, para 796 vagas, em cargos dos níveis fundamental, médio, médio/técnico e superior. As chances foram para todo o país. O certame expirou em 2016.
Leia ainda: Concursos PRF e PF: Editais com mais de 4 mil vagas podem ter autorizações simultâneas