Segundo informações do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do próximo concurso público para a Polícia Cientifica do Estado do Paraná, o edital do certame sairá ainda no primeiro semestre de 2017.
É uma boa notícia para quem está aguardando a liberação do documento desde a escolha da IBFC por meio de licitação. Antes da informação de que o edital será divulgado no próximo ano, o que se sabia é que o cronograma ainda estava em processo de elaboração.
Não houve alteração no que diz respeito ao número de vagas. O concurso deve ofertar 31 oportunidades para médico legista, 13 para perito criminal, 1 para odonto legista, 1 para químico legista e 1 para toxicologista. Também serão abertas 6 vagas para o cargo de auxiliar de necropsia e 1 para auxiliar de perícia.
Todos os cargos exigem carteira de habilitação na categoria B (mínimo). Os cargos de auxiliar de necropsia e auxiliar de perícia exigem formação de nível médio, e o salário inicial é de R$ 3.163,35. Para as demais funções, a exigência é formação superior e o vencimento inicial é R$ 9.264,57.
De acordo com o edital de licitação, a seleção será feita por meio de avaliações objetivas e dissertativas, análise de títulos, e exame psicológico. A prova objetiva vai conter 90 questões de múltipla escolha (55 de conhecimentos específicos e 35 de conhecimentos gerais), enquanto a prova discursiva será uma redação.
A carga horária de trabalho varia conforme o cargo, e pode ir de 20h a 40h semanais. O último concurso para ingresso na Polícia Científica do Paraná exigiu dos aprovados um curso de formação técnico-profissional, oferecido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do PR.