As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Brasil vão voltar a realizar atendimentos presenciais na próxima segunda-feira, dia 14, após sucessivos adiamentos da reabertura. Entretanto, o atendimento só será realizado mediante agendamento.
As unidades do Instituto estão fechadas desde o março, em decorrência da pandemia do coronavírus. Desde então, os serviços do INSS vem sendo realizados de forma remota, por telefone ou canais digitais da Previdência Social.
Neste primeiro momento da retomada dos atendimentos presenciais, terão prioridade os serviços de perícia médica, cumprimento de exigências, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e judicial, além do monitoramento operacional de benefícios.
Mesmo com a reabertura das agências, o atendimento remoto continuará sendo realizado. Assim, os interessados podem acessar o site ou aplicativo Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento, pelo telefone 135.
A fim de proporcionar mais comodidade para o público, o instituto também pretende adorar medidas para simplificar processos e estender prazos para o cumprimento de exigências.
De acordo com o INSS, para garantir mais segurança para os colaboradores e segurados, o tempo de funcionamento das agências será reduzido para seis horas contínuas. O atendimento deve ser realizado com antecedência, também pelos canais remotos da Previdência Social.
Além disso, as agências que não estiverem aptas a atender o público conforme as medidas de segurança exigidas continuarão operando com plantões reduzidos.
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