scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo: Como saber se CPF está negativado e como regularizar?

Para concender cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, os bancos geralmente analisam o histórico do cliente como bom pagador.



O consumidor que tem dívida atrasada, não paga dentro do prazo de vencimento, pode estar com o nome sujo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado, o que significa que seu nome foi incluído no cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, CCF e SCPC.

Estar com o nome sujo restrige o poder de compra do consumidor por deixá-lo com reputação de mau pagador, isso porque para concender cartões de crédito, empréstimos e financiamentos, geralmente os bancos analisam os bancos de dados dos órgãos de proteção para terem garantia que a pessoa tem um bom histórico de responsabilidade financeira e pode arcar com um serviço oferecido por eles.

Ao identificar que um solicitante possui o nome negativado, o pedido pode ser recusado pelas instituições bancárias. Entre as opções de crédito que são negadas estão:

  • adquirir cartões de crédito;
  • abrir conta em banco;
  • solicitar empréstimos (alguns bancos oferecem crédito para negativados, porém as taxas de juros podem ser mais altas, o que acaba gerando um endividamento ainda maior);
  • financiar bens (móveis ou imóveis);
  • adquirir linhas telefônicas (móvel ou fixa);
  • assinar contratos com prestadores de serviço;
  • fazer compras no crediário;
  • entrar em consórcios; e
  • obter visto de entrada em alguns países.

Vale destacar que qualquer dívida vencida que não tenha sido paga pode levar a ter o nome negativado. Desde dívidas vencidas em geral (energia, água, telefone, faturas do cartão de crédito…), até empréstimos, impostos não pagos, cheques sem fundo, carnês de lojas, título protestado e ação judicial não paga.

A partir de quando o nome fica negativado?

Normalmente, as empresas aguardam entre 30 e 60 dias para incluir o nome do consumidor no cadastro de inadimplentes, já que a ocorrência de um não pagamento  não significa que a pessoa é uma má pagadora, mas o Código de Defesa do Consumidor ainda não estabelece um prazo mínimo para isso.

Como saber se meu nome está negativado?

Para saber se está com o nome sujo é muito simples, basta acessar o site do Serasa Consumidor. A consulta é gratuita e pode ser feita quantas vezes for necessário. Para consultar é necessário criar uma conta na página www.serasaconsumidor.com.br, informando CPF e dados pessoais e criando uma senha para fazer login.

Além de informar se o nome está sujo ou não, o site ainda oferece o Serasa Score que vai de 0 a 1.000 pontos, quanto mais alta essa pontuação mais o consumidor é bem visto no mercado como alguém que tem controle financeiro e tem mais opções de empréstimos com valor maior, por exemplo.

Como limpar o nome e regularizar o CPF?

Logo após a quitação da dívida, ou banco ou outra empresa conta com prazo de cinco dias úteis para regularizar a situação do cliente, retirando seu nome do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito.

Porém, até mesmo a renegociação já é suficiente para “limpar” o nome do consumidor. Neste caso, a regularização deve ser feita em até cinco dias úteis após o pagamento da primeira parcela do débito.

Feirão Serasa Limpa Nome

Pensando no grande número de pessoas que estão com CPF negativado no Brasil, a Serasa abriu neste ano o 26° Feirão Limpa Nome. O evento permite que consumidores inadimplentes quitem suas dívidas com até 99% de desconto. Mais de 50 empresas de diversos segmentos participam da ação.

Leia também: Feirão Serasa Limpa Nome faz descontos de até 99% no valor da dívida. Confira as empresas participantes




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário