scorecardresearch ghost pixel



INSS: Prova de vida só em 2021, mas como fica o pagamento dos benefícios até lá?

Comprovação de vida está suspensa apenas para aqueles que deveriam fazê-la a partir de março, tendo validade enquanto durar estado de calamidade pública do país.



Desde março deste ano, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram dispensados da prova de vida, por conta da pandemia de Covid-19. A suspensão, válida até esse mês de dezembro, impede o bloqueio do pagamento de aposentadorias e pensões até o final de janeiro de 2021.

A medida visa amenizar os impactos causados pela crise do novo coronavírus e é aplicada enquanto durar o estado de calamidade pública do país.

Dessa forma, a cobrança da prova de vida deve retornar apenas no ano que vem, sem afetar os depósitos dos benefícios previdenciários por conta da ausência de comprovação de vida. A iniciativa abrange os residentes no Brasil e exterior.

A Portaria nº 1.186, de 24 novembro de 2020, que prorroga a não interrupção dos pagamentos foi publicada em 30 de novembro de 2020, no Diário Oficial da União (DOU).

É importante destacar que a ação só suspende o ato daqueles que deveriam fazer o procedimento a partir de março deste ano. Os demais devem regularizar a situação ou podem ter o benefício cancelado.

Como fazer a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS deve ser feita de forma presencial na instituição bancária que o segurado do INSS recebe o benefício; nas agências do INSS; ou até mesmo em embaixadas e consulados, para os que moram em outro país.

Segurados com dificuldades de locomoção podem fazer a prova de vida por meio de um procurador com cadastro no INSS.

De acordo com a Portaria divulgada, a interrupção na comprovação de vida não prejudica a rotina e obrigações de contratos entre o INSS e a instituição financeira responsável pelo pagamento.

Dessa forma, a comprovação de vida na rede bancária permanece sendo feita, ainda que com a prorrogação. Além disso, o beneficiário que desejar fazer o recadastramento não possui impedimento.

Quais documentos necessários na prova de vida?

Para fazer a prova de vida, os segurados do INSS precisam ir até uma instituição bancária ou agência do INSS sob posse do seu documento oficial com foto para renovar a senha.

Também, alguns bancos permitem que a comprovação seja realizada nos caixas eletrônicos, internet banking ou demais canais acessíveis. Você pode entrar em contato com o banco para saber qual modo é mais atrativo.

Aposentados e pensionistas do INSS são obrigados a fazer o recadastramento anual. Entretanto, neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a exigência foi prorrogada três vezes.

Veja ainda: INSS: Veja como receber duas aposentadorias ao mesmo tempo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário