O mundo dos negócios envolve muitos papéis, documentos, registros e burocracia. E nesse meio, seja para aquisição de produtos ou contratação de serviços, é preciso fazer ou emitir um orçamento.
Por meio dele, o cliente irá decidir se vai ou não comprar um produto ou fechar uma parceria de serviço. Em muitos casos, a forma como o orçamento é enviado, a riqueza de detalhes, descrição e design podem influenciar na escolha.
De acordo com um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma repaginada em uma loja pode elevar as vendas de 12% a 40%.
Sendo assim, um orçamento esteticamente bonito e organizado também pode transmitir mais credibilidade e certificar dos cuidados com o empreendimento.
Na perspectiva do vendedor ou proprietário de negócio, o orçamento já é uma pré-venda, onde é observado o interesse do cliente pelos produtos. Por isso, a necessidade de se fazer um bom orçamento, objetivo e completo.
Como montar um modelo de orçamento?
A princípio, antes de fazer um orçamento, você deve pensar em quais informações gostaria de obter caso o produto ou serviço fosse solicitado por você. Além disso, o orçamento deve ser flexível, sendo o primeiro contato na relação de contratante/comprador e prestador de serviço/vendedor.
O prazo no envio de um orçamento e a atenção dada também é fundamental para um contato bem-sucedido. Dessa forma, montar um modelo de orçamento vai além de uma técnica a ser seguida. E é esse o pontapé inicial para a conquista ou não no negócio.
Por isso, a importância da identificação, cuidado e zelo entre o fornecedor e o cliente.
Afinal, o que deve ter em um bom orçamento?
O modelo de orçamento poderá variar conforme o segmento do empreendimento. Porém, é necessário que ele seja objetivo e sucinto. Em síntese, é necessário apresentar as seguintes informações:
- Dados do fornecedor ou prestador de serviço (nome, endereço, e-mail, telefone, etc.);
- Informações do cliente;
- Descrição dos produtos ou serviços;
- Valores cobrados (por item e em caso de descontos);
- Formas de pagamento (dinheiro, crédito, débito, transferência, boleto, etc.);
- Outras informações (prazo de entregas e custos extras);
- Prazo de validade do orçamento;
- Anexos (insira fotos, planilhas e gráficos, caso ache necessário).
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