Novo banco digital Caixa: Saiba como se cadastrar para receber benefícios sociais

Caixa Econômica Federal pagará todos os benefícios sociais por meio de um banco digital a partir de 2021. Veja como se cadastrar.



A partir deste ano, a Caixa Econômica Federal pretende pagar todos os benefícios sociais por meio de um novo banco digital. Segundo o presidente da instituição, Pedro Guimarães, a novidade será criada para funcionar de forma independente do banco estatal.

O processo de abertura deve contar com uma listagem de ações no Brasil e no exterior, desde que o movimento seja aprovado pelo Banco Central e pelo Conselho de Administração da Caixa.

“Estamos discutindo internamente. Há um consenso que esse é um ponto chave para o futuro da Caixa Econômica Federal. Já há uma conversa inicial no conselho de administração e algumas conversas no Banco Central”, explicou Guimarães sobre a nova aposta.

Sobre o novo banco digital

O presidente da Caixa afirmou que a previsão é que o banco digital seja lançado em seis meses, com 105 contas digitais e cerca de 100 funcionários. A expectativa de Guimarães é que a nova instituição ofereça, a princípio, três tipos de serviço. Confira abaixo quais são:

  • Liberação de benefícios sociais;
  • Concessão de microcrédito para 10 milhões de clientes (no mínimo); e
  • Crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

“No financiamento habitacional de baixa renda, são mais 5 milhões de clientes que terão o uso do aplicativo [Caixa Tem] para pagar boletos, contas”, afirmou.

Os benefícios sociais atualmente são pagos por meio da poupança social digital, movimentada via aplicativo Caixa Tem. No momento, cerca de 35 milhões de beneficiários utilizam a ferramenta.

Caixa Tem

O Caixa Tem é um aplicativo criado pelo banco estatal para movimentar recursos de importantes programas como o o auxílio emergencial, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial (BEm). Com ele, o usuário pode acessar benefícios sociais e realizar operações bancárias.

Para compras na internet, o aplicativo gera um cartão de débito virtual. Já para lojas físicas, é possível pagar por meio de QR Code, que pode ser gerado na maquininha do próprio lojista.

Sobre os beneficiários de programas sociais, o primeiro passo é sempre receber o valor em sua conta do Caixa Tem. Só depois, geralmente após algumas semanas, o dinheiro é liberado para saque em espécie. Esse processo é alvo de muita reclamação, já que os usuários querem sacar seus benefícios sem dificuldades e com mais rapidez.

Leia mais: Aplicativo Caixa Tem antecipa repasses de benefícios em 2021; Saiba como




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário