Atenção! INSS alerta para golpes na prova de vida pelo WhatsApp. Veja como evitar

Instituto explica que não faz contato por telefone e nem por WhatsApp para procedimentos de prova de vida. Além disso, exame está suspenso até maio.



O número de golpes online aumentou durante a pandemia, isso porque para evitar que as pessoas saem de casa, cresceu a oferta de serviços digitais. Um desses exemplos é a prova de vida online feita Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão alerta para possíveis fraudes que já aconteceram com alguns segurados.

De acordo com o instituto, aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens por meio do WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser usadas para roubar o dinheiro de benefícios.

O golpe funciona assim: o criminoso diz ser um atendente do INSS e alega que está realizando a prova de vida anual por meio do aplicativo. Ele então liga para a vítima, informa alguns dados pessoais, e pede para o cadastro ser finalizado pelo WhatsApp. Depois ele pede para que a pessoa envie fotos de seus documentos para que possa realizar a prova de vida.

INSS não entra em contato dessa forma

O INSS explica que não faz contato por telefone e nem por WhatsApp para procedimentos de prova de vida. Além disso, o exame está suspenso até maio por causa pandemia, então não há como os segurados fazê-lo agora pelo órgão da previdência.

Contudo, importante ressaltar a prova de vida presencial, realizada na agência bancária em que o segurado recebe o benefício, não está proibida. Vale ressaltar que por causa do risco de contaminação pela covid-19, os bancos funcionam com horários restritos e a orientação é para que os beneficiários apenas saiam de casa quando for realmente necessário. Lembrando que a maioria dessas pessoas fazem parte do grupo de risco.

Então, como o INSS entra em contato?

O INSS pode entrar em contato com você em situações específicas, como para informar sobre procedimentos, andamento de requerimentos ou fazer reagendamentos, e para isso não solicita informações pessoais ou senhas de seus segurados.

Você pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento, são eles:

  • Aplicativo Meu INSS
  • SMS identificado como 280-41
  • Sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br
  • Central de atendimento 135

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