Sucesso no mundo inteiro, o queridinho do momento é o TikTok. A plataforma de vídeos ultrapassou, em 2019, a marca de 1,5 bilhões de downloads, superando o Instagram. Com isso, não é à toa que muitas pessoas têm procurado formas de entender como ganhar dinheiro com ele.
Ano passado, uma promoção fez um sucesso enorme no aplicativo. A ideia era que usuários ativos mandassem convites para novos usuários do TikTok e efetuassem metas diárias propostas pela marca. A cada novo login feito com base no seu convite, o usuário ganhava R$ 0,60. O valor podia ir acumulando até conseguir quantias maiores. Essa promoção tinha como parceiro o PayPal.
Influenciadores
Por meio da equipe de monetização do TikTok, os influenciadores podem conquistar patrocínios, nos quais a plataforma entra em contato com os criadores de conteúdo, de marcas ou agências e de gravadoras.
Vale destacar que qualquer empresa pode patrocinar determinada estrela do TikTok para promover seu produto. Sendo assim, o acordo será feito entre a empresa e o influencer.
Campanhas oficiais, lives e presentes virtuais
Além disso, existem também as campanhas oficiais do TikTok, como os famosos #Challenges, onde a plataforma fornece o patrocínio diretamente ao criador de conteúdo. Essas parcerias pagas podem render de centenas a milhares de dólares, dependendo dos critérios de precificação, que incluem quantidade de seguidores, fãs e likes do perfil.
Outra maneira de ganhar dinheiro é através das lives, onde os seguidores podem enviar moedas virtuais ao Tiktok, como se estivessem dando uma recompensa pela apresentação. Quando finaliza a live, é possível retirar 50% das moedas e converter a quantia correspondente para dólar. Os outros 50% são divididos entre o TikTok e a Google Play Store ou a App Store.
Enviar presentes virtuais também é uma forma de apoiar usuários menos famosos que estão em busca de fama, pois quanto mais as pessoas doarem moedas, maior será o destaque do nome dela, e maiores as possibilidades de o influenciador divulgar sua conta.
Leia também: Versão mais leve do Instagram para Android chega ao Brasil nesta quarta, 14