Nubank: Estourei o limite do meu cartão, e agora?

Ao zerar o limite disponível, o titular não poderá mais usar o cartão para fazer novas compras até efetuar o pagamento da fatura. Saiba o que fazer.



O cartão de crédito do Nubank se tornou um dos mais populares entre os brasileiros. Isso porque o roxinho é sem anuidade, internacional e livre de burocracia. Quando alguém solicita um cartão Nubank, a fintech realiza uma análise de crédito e, dependendo do resultado, o cartão poderá ser aprovado ou não.

Após a aprovação, o Nubank libera um limite pré-aprovado a partir de uma projeção dos gastos do titular. Para isso, são considerados o perfil do consumidor, análise de riscos, score de crédito, entre outros. Essas informações são importantes para verificar se existe algum risco de inadimplência no futuro e definir um limite inicial seguro para o cartão.

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O limite é o valor máximo que um cliente pode gastar com o cartão. Essa quantia é concedida pela instituição financeira como uma espécie de empréstimo. Assim, o titular poderá fazer suas compras normalmente com o crédito, mas precisa devolver o valor fazendo o pagamento da fatura mensalmente.

Contudo, muitas vezes o limite pode ser insuficiente, seja porque o cliente não possui a quantia de crédito necessária para atender às suas necessidades, ou mesmo por precisar fazer uma compra de maior valor. Afinal, o que acontece quando você estoura o limite do cartão Nubank? Confira a resposta a seguir.

Estourei o limite do cartão. O que devo fazer?

Estourar o limite do cartão de crédito significa que a pessoa gastou todo o limite disponível antes do fim do mês, ou seja, o limite fica zerado e o titular não poderá mais usar o cartão para fazer novas compras até efetuar o pagamento da fatura.

Vale lembrar que mesmo nas compras parceladas, o valor total ficará comprometido no limite do cartão, sendo liberado à medida em que as parcelas vão sendo pagas. Por exemplo, considere que você possui um limite disponível de R$ 200 e realiza uma compra neste valor, parcelada em duas vezes. Ao pagar a primeira parcela, serão liberados R$ 100 de limite, e apenas na fatura seguinte, contendo a segunda parcela, o valor será totalmente restabelecido.

É possível ainda antecipar a liberação desse limite a qualquer momento antes da data de vencimento da fatura, desde que ela esteja aberta. Para isso, basta fazer um pagamento no valor desejado, sendo que pela conta do Nubank, o valor é liberado na hora. Já quem fizer o pagamento por boleto terá que aguardar até três dias úteis. Após o fechamento da fatura, haverá cobrança de juros caso o titular faça o pagamento parcial.

Limite do cartão negativo

Em alguns casos, ao consultar o limite disponível no cartão, o titular se depara com um valor negativo. Isso acontece quando há parcelamentos de fatura e atrasos no pagamento, uma vez que há cobrança de juros que comprometem o limite do cartão.

Outra possibilidade é quando existem muitas compras parceladas e o usuário ajusta o limite para um valor menor. Como o limite fica comprometido com o parcelamento das compras, o valor disponível pode aparecer como negativo. Contudo, neste caso, não significa que existe alguma cobrança de juros.

Como consultar o limite do cartão Nubank?

  1. Acesse o aplicativo do Nubank;
  2. Clique no painel “Cartão de Crédito”;
  3. Na tela, será exibido o valor da fatura atual. Deslize o dedo para a esquerda;
  4. O limite disponível é o valor que aparece na cor verde.

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