Confira as novas formas de ganhar dinheiro com o Instagram

Novidades na plataforma facilitam remuneração de influencers e prometem mudanças também nas lojas virtuais dos perfis.



Ainda no início de junho, o Instagram anunciou um novo recurso que promete atrair ainda mais usuários para a plataforma. Será possível se tornar um vendedor afiliado na rede social. Os testes da nova ferramenta devem ocorrer nos próximos meses, ainda em 2021.

Hoje, os influenciadores conseguem informar em seus perfis as lojas do Instagram Shop e marcas dos produtos que estão usando. Além disso, também é possível estabelecer parcerias de divulgação. Contudo, com o recurso para afiliados, o criador de conteúdo poderá ganhar comissão por itens vendidos dentro do aplicativo.

O que é um vendedor afiliado?

Para quem não está habituado ao tema, o afiliado é um tipo de vendedor terceirizado. Ele recebe o pagamento em forma de comissão sobre a venda de um produto ou serviço de terceiros. Algumas plataformas de produção de conteúdo utilizam há tempos essa funcionalidade.

Uma das empresas mais conhecidas no ramo é a Hotmart. Além de disponibilizar espaço para criadores de conteúdos, ela também abre cadastro para vendedores. Pessoas físicas ou jurídicas se afiliam aos produtos e vendem em troca de comissões.

Grandes empresas como Magalu e Amazon também possuem sistema de comissão para afiliados. Através da compra por um link de afiliado, o vendedor recebe uma comissão relativa ao produto ofertado

Afiliação no Instagram

Os usuários e criadores de conteúdo disponibilizarão links de compra de determinados produtos indicados por eles. A cada venda concretizada, será paga uma quantia referente à comissão.

Esta é uma prática que já ocorre de forma paralela. Muitas contas no Instagram disponibilizam links na BIO com alguma oferta de serviço ou produto, a fim de realizar a venda.

A grande vantagem de um sistema próprio de afiliados dentro do Instagram é o fato de evitar com que os usuários saiam da plataforma. Além disso, fica mais fácil para as pessoas comprarem diretamente dos seus criadores de conteúdo preferidos. 

Da mesma forma, as empresas e marcas anunciantes terão uma nova maneira de fazer parcerias com criadores. 

Vale destacar que a falta de mecanismo de monetização é algo que sempre incomodou os influenciadores da plataforma. Soava mais vantajoso investir em um trabalho digital no Youtube, Facebook ou Tik Tok, por exemplo.

De acordo com o Instagram, o novo recurso destinado para afiliados será testado inicialmente com um pequeno grupo. Serão influencers e marcas com sede nos EUA, incluindo Benefit, Kopari, MAC, Pat McGrath Labs e Sephora. 

Mais novidades pela frente

A plataforma também anunciou mudanças na lojinha virtual do aplicativo que já começaram a ser testadas. 

As novidades incluem a facilidade no processo de acrescentar uma loja existente ou abrir uma nova loja ligada ao perfil. Ou seja, quem já tem uma linha de produtos agora pode vincular as próprias lojas também ao perfil pessoal. 

Com todos esses aprimoramentos, o Instagram promete entrar de vez no mercado competitivo dos influenciadores/afiliados.

Leia também: WhatsApp testa função que promete criar intrigas entre usuários




Voltar ao topo

Deixe um comentário