Ter um animal de estimação para algumas pessoas pode ser sinônimo de abrir mão de um belo jardim. Muito se fala sobre plantas que são tóxicas para os gatos, o que leva os dedicados tutores a evitarem cultivar espécies com medo de fazer mal à saúde do seu pet.
Leia mais: Lista: 9 plantas tóxicas para pets comuns no Brasil
Mas não é preciso ter medo. Além de diversas plantas serem totalmente seguras para os bichanos, algumas são inclusive queridas por eles. Conheça dez espécies seguras para gatos.
1 – Regaliz
Essa plantinha é mais uma que traz benefícios para os gatinhos que mordiscam suas folhas, especialmente na digestão. Devido ao seu efeito anti-inflamatório, a também chamada alcaçuz é excelente para animais com artrite.
2 – Valeriana
A planta é um ativo comumente usado em medicamentos naturais contra ansiedade, tanto para humanos quanto para animais. Ter valeriana em casa é uma boa pedida para quem é dono de gatos nervosos, estressados ou com sobrepeso.
3 – Hortelã-pimenta
O cheiro gostoso dessa espécie seduz os gatinhos e afasta roedores, os “presentes” preferidos dos bichanos. Ela é boa para a saúde dos felinos e ainda proporciona um chá delicioso para os humanos.
4 – Capim santo
Usada na culinária por ter um delicioso aroma de limão, essa erva alivia dores no estômago, melhora o sono e até reduz problemas respiratórios, febres, dores e infecções. Os gatos adoram mordiscar e apreciar seu sabor e aroma.
5 – Camomila
Conhecida pelo seu efeito calmante, essa florzinha ajuda na ansiedade e até nos problemas de pele quando misturada com calêndula. Os bichanos adoram e também se beneficiam desse alívio.
6 – Erva-gateira
A erva do gato ou catnip é totalmente segura e não vicia. Seu efeito estimulante combate a ansiedade e relaxa os gatos. Vale destacar que a planta pode atrair bichanos de outros locais quando colocada em ambientes externos.
7 – Dactylis glomerata
Conhecida popularmente como graminha para gatos, ela pode ser comprada em petshops e cultivada com facilidade. A planta evita bolas de pelos nas gengivas e é boa para a digestão, inclusive de cachorros, coelhos e porquinhos-da-índia.
8 – Unha-de-gato
Comumente encontrada em florestas, a erva é conhecida por tratar asma, úlcera e até câncer. Nos felinos, ela ajuda a melhorar coceira e alergia com sua cortisona natural.
9 – Aloe vera
Desde que receba bastante de luz solar, essa espécie proporciona alívio nos sintomas da dermatite e ajuda na cicatrização. Seu uso deve ser moderado para não causar má digestão em gatos e cães.
10 – Hydrastis canadenses
Também conhecida como goldenseal, a planta é indicada para quem tem um gatinho alérgico ou com alguma infecção. Além disso, ela tem poder desinfetante.