scorecardresearch ghost pixel



Aprenda hoje mesmo a fazer uma peça decorativa com batata-doce

Mudas de batata-doce são utilizadas como itens decorativos. Aprenda como fazer o legume brotar e criar belos vasos ornamentais vivos.



Com certeza você já ouviu falar que a batata-doce é um alimento bastante nutritivo. O que talvez você não soubesse ainda é que esse tubérculo também é um ótimo item decorativo.

Veja também: 9 Plantas para atrair dinheiro, sorte e boas energias no Ano Novo

Na verdade, não é exatamente a batata-doce, mas sim suas belas folhas. Para isso, será necessário fazer com que o legume brote.

Veja como fazer a batata-doce brotar

A origem da batata-doce se dá na América Central, portanto, boa parte do Brasil oferece clima ideal para seu cultivo. O sabor desse tubérculo é adocicado, apesar da aparência lembrar a de uma batata. Ele é rico em nutrientes e muito utilizado em dietas que exigem consumo de carboidratos.

Para fazer a batata-doce brotar é preciso seguir, basicamente, um entre dois métodos. O primeiro consiste em colocá-la dentro de um recipiente com água, deixando metade para fora do líquido. A outra maneira é mais simples, basta apenas umedecer a batata e deixá-la dentro de um saco.

O mais indicado é utilizar batatas com boa aparência e de consistência firme. Sendo assim, descarte as batatas que estiverem escurecidas, murchas ou com presença de fungos. Esses cuidados simples garantirão folhas mais vistosas e saudáveis.

Batata-doce decorativa

Para criar um objeto ornamental com batata-doce, o conselho é utilizar a brotação por imersão. Siga o passo a passo:

  1. Selecione a batata-doce de melhor aparência e leve-a bem;
  2. Separe um recipiente translúcido para imergir parcialmente a batata. A boca da vasilha deve ser maior que o diâmetro do legume;
  3. Corte e/ou fure a batata e insira no recipiente. É importante manter metade dela exposta ao ar, enquanto a outra fica submersa.
  4. A quantidade de água deve se manter estável. Então, acrescente ou retire se for o caso. Use sempre água limpa e transparente.
  5. Renove a água do recipiente com frequência para evitar proliferação de larvas e mosquitos;
  6. Quando começar a brotar, exponha a vasilha com a batata em local com alta incidência de luz solar;
  7. Com quase 15 cm, os brotos podem ser replantados em outra vasilha com água. A batata pode ser enterrada para que as mudas continuem crescendo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário