5 direitos que todo diabético tem, mas poucos conhecem

Cerca de 13 milhões de brasileiros vivem com diabetes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

doença não causa grandes consequências na saúde do paciente quando está controlada, mas os problemas podem ser grandes quando ela não está.

Mas você sabe quais são os direitos assegurados a uma pessoa que tem diabetes? Se quer conhecer alguns bem importantes, continue lendo.

Por si só, a doença não é incapacitante. Contudo, em casos mais graves que levam à cegueira ou amputações, o trabalhador pode solicitar a aposentadoria por invalidez.

1- Aposentadoria por invalidez

O período de carência para conseguir o benefício é de 12 contribuições. Além disso, o segurado deve comprovar incapacidade para o trabalho por período superior a 15 dias consecutivos.

1- Aposentadoria por invalidez

Criado para atender idosos a partir dos 65 anos de idade e as pessoas com alguma deficiência, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é voltado para famílias com renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo.

2- BPC/LOAS

Nenhuma operadora de plano de saúde pode recusar a adesão de um cliente porque ele é diabético. Vale dizer que o contratante que já sabe da doença precisa informar sua condição no momento da contratação.

3- Plano de saúde

Assim como no tópico anterior, a empresa que oferece seguro de vida não pode excluir os diabéticos. Na maioria dos casos em que são aceitos, os usuários chegam a pagar até três vezes mais do que uma pessoa sem diabetes.

4- Seguro de vida

Outro direito dos portadores de diabetes é receber gratuitamente os medicamentos necessários para seu tratamento, incluindo materiais de aplicação e equipamentos usados na monitoração da glicemia capilar.

5- Medicamentos

acesse nosso portal