Uma das buscas mais comuns na internet tem a ver com o score de crédito, termômetro da Serasa que mostra o histórico financeiro do consumidor. Em suma, a ferramenta relata ao mercado de crédito a capacidade de pagamento de uma pessoa.
Leia mais: Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado e renegociação de dívidas vai até dia 20
A pontuação medida pelo órgão de proteção ao crédito vai de 0 a 1.000. Basicamente, quanto menor ela for, mais baixas são as chances de alguém obter aprovação em alguma linha de crédito. Por outro lado, se a quantidade de pontos for boa, bancos e financeiras facilitam o acesso a empréstimos, financiamentos e cartão de crédito, por exemplo.
Por esses e outros motivos que a manutenção do score da Serasa é importante para quem quer aumentar as chances de ser aprovado em linhas de crédito.
Mas como melhorar o score de crédito de forma rápida e sem demora?
Quando o assunto são análises financeiras, a Serasa é a empresa líder no setor. Para ajudar quem está com uma pontuação baixa, o birô disponibiliza em seu site oficial algumas dicas para aumentar o score de crédito. Confira a seguir:
- Pague as contas em dia: não adianta quitar débitos vencidos, pois o importante é não deixar que atrasos gerem a queda da pontuação do score. Fique sempre de olho nas faturas do cartão de crédito, água, luz, telefone, dentre outras, para evitar a cobrança de juros e negativações.
- Evite utilizar o cheque especial: o serviço, junto com o cartão de crédito, é um dos que mais causa dor de cabeça aos consumidores. O motivo: as altas taxas de juros que incidem sobre os produtos. Por isso, o ideal é ficar longe dele, optando por outras formas de obtenção de recursos.
- Limpe o nome: apesar de soar meio óbvia, a dica tem caráter primordial para quem deseja aumentar o score de crédito. Um débito em aberto e atrasado impede o aumento da pontuação, pois dá a entender que o cliente não tem capacidade de quitar suas dívidas.
- Tenha cuidado ao utilizar o cartão de crédito: não pagar a fatura do cartão de crédito gera negativação e uma queda brusca no score da Serasa. Por isso, é necessário atenção com esse tópico. Mesmo após a pagamento, a retomada para uma pontuação positiva ainda pode levar alguns meses.