4 dicas importantes para ensinar o gato a usar a caixa de areia

Item, feito para reter as fezes e urina dos animais, deve ser adequado para proporcionar o maior conforto ao gato no momento de necessidade.



Quem é dono de primeira viagem de um gato pode encontrar dificuldade em ensinar o felino a usar a caixa de areia corretamente. O item, feito para reter as fezes e urina dos animais, deve ser adequado para proporcionar o maior conforto ao gato no momento de necessidade.

Leia mais: Veja como eliminar o cheiro de xixi de gato na casa

Por isso, o primeiro passo para ter sucesso nessa empreitada é escolhendo uma caixinha (ou bandeja) de areia que seja maior do que o corpo do gato. O objetivo é fazer com que ele entre no objeto com facilidade e ofereça bastante espaço para cavar a areia.

4 dicas para ensinar o gato a usar a caixinha de areia

Veja a seguir outras dicas que podem contribuir para o processo de aprendizado do gato no uso da caixinha de areia:

  1. Escolha da areia: outro ponto importante durante o processo, pois cada gato terá um tipo de adaptação aos diferentes tipos de areia. Existem no mercado muitas variedades, incluindo biodegradáveis (que podem ser descartadas no vaso sanitário) ou até mesmo aquelas feitas de sílica. Evite areias perfumadas ou o excesso delas.
  2. Aplique a técnica do reforço positivo: assim que o animal usar a caixinha de areia corretamente, faça um carinho ou dê um petisco para ele. Assim ele entenderá que fez algo positivo e tornará isso um hábito.
  3. Localização da caixinha de areia: não basta só ter uma caixa grande e com areia de qualidade se o posicionamento dela estiver ruim. Busque colocar o objeto em um cômodo da casa que tenha privacidade, evitando principalmente corredores, em que o fluxo de pessoas é maior. Além disso, não coloque a caixa de areia próximo do bebedouro e comedouro do gato. Outra dica é não ficar trocando a caixa constantemente de lugar, pois isso pode acabar estressando o animal.
  4. Apresente a caixa ao gato: depois de tudo pronto e organizado, é fundamental não se esquecer de mostrar ao animal a caixa de areia. Não espere que, no começo, ele se dirija diretamente ao objeto de forma espontânea. A princípio, coloque o bichano dentro da caixinha e faça movimentos de enterra e desenterrar com ele. Isso vai ajudar no entendimento sobre a utilidade daquele item.




Voltar ao topo

Deixe um comentário