Os cachorros estão entre os animais mais inteligentes do mundo, e é natural que o tutor ache o seu ainda mais esperto que os dos outros. Esse nível de raciocínio pode variar de acordo com a raça do cão, mas também está ligado à socialização e ao treinamento que ele recebe.
Leia mais: Frutas que fazem mal aos cachorros e que eles não podem comer
O Border Collie, raça comumente usada para cuidar de rebanhos de ovelhas e bois, é considerado o cão mais inteligente do mundo. Ele pode ser usado como exemplo para ilustrar os dois tipos de inteligência existentes: a instintiva e a adotiva.
O primeiro é aquele considerado inerente a uma raça ou tipo de cachorro (caça, guarda ou pastor, por exemplo). É ela que torna o Collie mais apto para atividades de pastoreio do que outros peludos.
Já o segundo tipo é a habilidade que os cães podem aprender a realizar por meio de socialização e treinamento, seja por conta própria ou por instrução de humanos. Não é possível afirmar que um animal é mais ou menos inteligente se baseando em seus pontos fortes, uma vez que existem diferentes tipos de inteligência.
Teste de QI
Bastante conhecidos pelos humanos, existem testes de QI (Quociente de Inteligência) exclusivos para cães. Eles foram elaborados pelo autor Stanley Coren para medir a habilidade dos animais de lidar com soluções de problemas e questões lógicas, bem como para entender a relação entre inteligência e saúde.
Para realizar o teste, recomendável que o bicho tenha pelo menos um ano de idade e no mínimo seis meses de convivência com o tutor. As provas não devem ser feitas em um só dia para não sobrecarregar o animal.
Não é necessário realizar as atividades na ordem abaixo, e sim naquela que você desejar. Além de ter um cronômetro para medir o tempo, é legal elogiar o cão e oferecer petiscos sempre que ele finalizar uma delas.
1 – Quanto tempo para alcançar o petisco?
Coloque um petisco em um móvel ou objeto com altura suficiente para que o cão possa apoiar as patas, mas que não consiga levar o focinho. Mostre a ele que vai depositar a guloseima e veja quanto tempo ele leva para capturar o petisco.
- Até 60 segundos: 5 pontos;
- Até 3 minutos: 4 pontos;
- Se tentar usar o focinho ou não conseguir pegar com a pata em até 3 minutos: 3 pontos;
- Se não usar as patas, somente cheirar e continuar tentando com o focinho: 2 pontos;
- Se nem mesmo tentar pegar o petisco em até 3 minutos: 1 ponto.
2 – Quanto tempo para se livrar da toalha?
Para esse teste, pegue uma toalha ou cobertor pequeno e apresente ao animal para que ele possa cheirá-lo. Cubra totalmente a cabeça do pet e marque quanto tempo ele leva até tirar o objeto.
- Até 10 segundos: 5 pontos;
- Até 15 segundos: 4 pontos;
- Até 30 segundos: 3 pontos;
- Até 60 segundos: 2 pontos;
- Mais de 60 segundos: 1 ponto.
3 – Quanto tempo para descobrir o petisco?
Mostre ao bichinho um petisco que ele gosta, coloque a guloseima no chão e cubra com um pano. Solte o animal e cronometre quanto tempo ele demora para encontrar.
- Até 15 segundos: 5 pontos;
- Até 30 segundos: 4 pontos;
- Até 60 segundos: 3 pontos;
- Se ele tentar, mas desistir: 2 pontos;
- Se apenas cheirar e não tentar pegar em até 2 minutos: 1 ponto.
4 – Qual sua reação a um sorriso?
Escolha um momento aleatório e fique a no mínimo dois metros de distância do seu pet. Sente-se e olhe fixamente para ele. Quando perceber que ele correspondeu seu olhar, espere três segundos e abra um sorriso. Note sua reação:
- Se corresponder e vier até você abanando o rabo: 5 pontos;
- Se se aproximar parte do caminho, ou vier lentamente sem abanar o rabo: 4 pontos;
- Se ele se levantar, mas continuar parado: 3 pontos;
- Se ele se afastar: 2 pontos;
- Se não der nenhuma atenção: 1 ponto.
5 – Como está sua memória?
Coloque três potes ou copos de cabeça para baixo a uma distância de 30 centímetros entre eles. Esconda um petisco em um deles enquanto o cachorro observa, saia por 30 segundos e volte para ver o resultado.
- Foi direto ao copo certo: 5 pontos.
- Acertou na segunda tentativa: 4 pontos.
- Foi no copo certo por último: 3 pontos.
- Demorou mais de 60 segundos para encontrar o petisco: 2 pontos.
- Não tentar procurar: 1 ponto.
6 – Quanto tempo para pegar o petisco?
Ponha um petisco no chão e cubra com uma lata enquanto o cão observa. Fique a cerca de dois metros do animal e veja sua reação.
- Se retirar a lata para comer em até 5 segundos: 5 pontos.
- Até 15 segundos: 4 pontos.
- Até 30 segundos: 3 pontos.
- Até 60 segundos: 2 pontos.
- Se cheirar a lata, mas não pegar o petisco: 1 ponto.
Resultado
Após realizar todos os testes, some os pontos e confira o resultado para descobrir o QI do seu pet:
- 25 pontos ou mais: seu cachorro é muito inteligente!
- De 15 a 25 pontos: seu cachorro é bem esperto, tem muito potencial.
- De 5 a 14: seu cachorro não é o mais inteligente do mundo, mas é cheio de carisma.
- 5 pontos ou menos: que tal treinar seu amigo um pouquinho?
O grande objetivo desse teste é criar mais momentos divertidos com seu melhor amigo, por isso não se decepcione com o resultado. Também vale destacar que a situação e o lugar podem influenciar na pontuação, então tente realizar as provas em outras ocasiões.