Muitos tutores de felinos costumam sofrer com o odor das fezes que ficam na caixinha de areia dos pets. Embora os gatos sejam conhecidos por sua excelente higiene e independência, o mau cheiro das suas “necessidades” pode incomodar bastante.
Leia mais: Aprenda a evitar que cachorros façam xixi do seu portão
Se você tem um gatinho em casa e quer saber como se livrar desse problema, confira quatro dicas de ouro.
1 – Areia
Trocar a areia pelo menos uma vez por semana ajuda bastante e reduzir o mau cheiro. Também é preciso retirar as fezes pelo menos uma vez ao dia, se possível logo após o pet sair da caixinha. Isso diminui o tempo de contato com a areia e, consequentemente, o odor.
2 – Carvão ativado
Um truque bastante útil é adicionar uma camada de 6 a 7 centímetros de carvão ativado no fundo da caixa. O produto absorve parte do mau cheiro e ainda funciona como um desinfetante.
3 – Limpeza
Lavar a caixa com bicarbonato de sódio e água oxigenada remove quase totalmente o odor que possa estar impregnado no material. Para facilitar a limpeza diária, você pode misturar areia higiênica com farinha de mandioca para formar torrões.
4 – Rações específicas
Algumas rações são formuladas para diminuir o mau cheiro das fezes dos gatos. Em geral, esses alimentos são ricos em proteínas e fibras, que ajudam o sistema digestivo do felino a funcionar melhor. Antes de escolher a comida do seu amigo, leia o rótulo do produto com atenção.