Os gatos sempre foram animais incompreendidos pelos seres humanos. Afinal, não dá para esperar que o felino saia à caça por você ou te ajude em serviços braçais. Os cães tiveram funções como estas durante séculos e, na verdade, ainda têm em alguns lugares do mundo.
Veja também: O que significa quando o gato pula no dono e começa afofar seu colo?
Por sua vez, os gatos são animais mais independentes e pouco afeitos a obedecer ordens. Por outro lado, podem ser companheiros incríveis e amigos inseparáveis. Contudo, uma coisa é fato: os gatos são animais enigmáticos na maior parte do tempo.
Um dos seus pontos mais curiosos está na maneira como encaram outros animais, objetos e pessoas. O olhar dos gatos já resultou em diversas lendas e em crendices populares.
O olhar dos felinos oferece algum risco?
Porém, realmente não se deve ficar encarando os felinos fixamente. Na verdade, o olhar para o felino é algo muito importante e está ligado diretamente ao seu comportamento. O olhar fixo representa ameaça para os gatos e, dependendo da situação, eles podem retribuir de forma bem arisca. Claro, isso não irá ocorrer entre uma pessoa que tem o felino como animal de estimação e companheiro.
Sinais de alerta e afeto pelo olhar
Entenda que os gatos domésticos apenas são chamados dessa forma, já que mantém os instintos selvagens em si. Os felinos são caçadores natos e hesitam ao máximo prestar confiança gratuitamente. Expor suas fragilidades é algo que só farão diante de quem confiam.
Portanto, se seu gato fica de olhos fechados na sua frente, deita-se sobre você ou expõe a barriga para carinho, sinta-se feliz. Estes são sinais claros de que o animal não se sente ameaçado de nenhuma forma pela sua presença.