IPTU: veja quais são os reajustes e descontos em 2022

O IPTU 2022 já pode começar a ser pago em todo o Brasil. Veja como conferir a melhor forma de pagamento e os valores cobrados em algumas cidades.



O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) depende de regras definidas por cada prefeitura. Assim, logo no início do ano os moradores precisam conferir as regras definidas na região onde mora. Neste mês de janeiro, as prefeituras já liberaram as guias para pagamento do imposto em 2022.

Leia mais: Aposentados e pensionistas podem ficar livre de pagar IPTU; veja como

O serviço pode ser acessado pela internet. Dessa forma é possível conferir as condições de pagamento definidas para o ano, se tem desconto à vista ou, por exemplo, a quantidade de parcelas permitidas.

IPTU 2022

Por conta da inflação alta ao longo de 2021, muitos brasileiros já esperam o susto na hora de receber o IPTU 2022. Não é para menos, já que a tendência é de que os valores sejam reajustados pelas prefeituras neste ano.

Apesar disso, é comum que algumas prefeituras façam descontos nos pagamentos à vista. Ou facilitem o pagamento do IPTU em várias parcelas. Por isso é preciso antes de tudo conferir as regras onde você mora.

Por exemplo, em Belém, os moradores contam com dois descontos. Sendo de 10% para quem pagar o IPTU até 10 de fevereiro. Ou desconto de 7% até 10 de março.

Veja como fica a situação em outras regiões do Brasil:

  • Manaus: em uma única cota, ou com pontualidade no parcelamento, o morador vai concorrer a carros populares, além de uma premiação em dinheiro.
  • Porto Velho: o IPTU teve reajuste de 10,67%. Tem desconto de 20% quem pagar até o dia 31 de janeiro.
  • Fortaleza: para quem quitar o valor total até fevereiro, o desconto é de 8%.
  • Recife: desconto de 10% para quem optar pela parcela única.
  • Goiânia: é sem dúvida uma das regiões que os moradores mais vão sofrer na hora de pagar o IPTU. Porque teve mudança na lei e o reajuste pode chegar a até 45%.
  • Florianópolis: o IPTU teve correção de 10,67%. Quem pagar até 20 de fevereiro tem desconto de 10%.

Esses são só alguns exemplos. Por isso, na hora de escolher a melhor forma de quitar o seu IPTU, confira as opções de descontos e parcelamentos da prefeitura da sua cidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário