A Caixa Econômica Federal confirmou que fará os pagamentos do abono salarial do PIS em 2022. O benefício será depositado aos trabalhadores de empresas privadas que trabalharam por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2020.
Leia mais: Novo pagamento do auxílio emergencial é confirmado; Quem tem direito?
Em 2021, a liberação do abono foi adiada. Por esse motivo, os valores depositados agora serão referentes a 2020, e não ao ano passado. Quem trabalhou com carteira assinada no último ano só receberá o benefício em 2023.
O PIS (Programa de Integração Social) oferece um abono anual de até um salário mínimo para trabalhadores da iniciativa privada, considerado uma espécie de 14º salário. A iniciativa também colabora com o desenvolvimento das empresas do setor.
Quem tem direito ao abono do PIS?
Cada trabalhador recebe até um salário mínimo (R$ 1.212 atualmente), de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base (1/12 por cada mês). Para ter acesso ao dinheiro, é necessário cumprir as seguintes regras:
- Estar inscrito no PIS há, no mínimo, cinco anos;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não);
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;
- Ter os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) pelo empregador.
Como consultar o PIS?
A consulta do número do PIS está disponível de cinco maneiras: pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); no Cartão Cidadão; na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); ou em uma agência da Caixa.
O trabalhador não precisa sair de casa para consultar. Basta seguir as instruções abaixo:
- Baixe o aplicativo Meu INSS;
- Faça o login via gov.br ou crie um novo cadastro;
- No canto superior da tela, clique para ver os detalhes do PIS;
- Confira todas as informações sobre programa e tire suas dúvidas.
Para mais informações sobre o abono salarial, entre em contato por meio de um dos canais de atendimento da Caixa: telefone 0800 726 0207, aplicativo Caixa Trabalhador ou site do banco.