A conservação de alimentos na geladeira exige cuidado e atenção para evitar perdas e desperdícios. Mas a realidade é que nem todo mundo consegue fazer com que um determinado produto ou preparo dure por mais tempo e não estrague com facilidade.
Leia mais: Lista: alimentos que aumentam e melhoram a saúde
Para solucionar de vez esse problema, a primeira dica é saber o que deve ir para a geladeira e o que deve ser mantido de fora. Nesta matéria, preparamos uma lista com os 17 alimentos que costumam ser armazenados de forma errada pelas pessoas.
De antemão, saiba que enlatados, açúcares e alimentos ou leguminosas que não foram cozidas não devem ir à geladeira. Ao contrário de ovos, leite, carnes e alimentos cozidos, que carecem do resfriamento oferecido pelo eletrodoméstico.
Saiba onde colocar cada alimento
Outra dica é saber exatamente onde cada produto deve ficar na geladeira. A dica é:
- Nas prateleiras superiores, ficam os alimentos como leite, alguns enlatados que já foram abertos, dentre outros que precisam de mais refrigeração;
- Nas prateleiras mais baixas, a sugestão é colocar verduras, frutas e demais alimentos que já possuem, inclusive, uma caixa própria de armazenamento;
- A porta da geladeira é ideal para bebidas, como refrigerantes e sucos, por exemplo. O lugar também é ideal para alocar temperos e vidros em conserva (como azeitona, milho verde, ervilha e outros);
- No freezer, coloque alimentos que estão mais suscetíveis às ações de micro-organismos, como peixes e carnes. É importante destacar que o recomendado é separar os alimentos em pequenas porções, para evitar o congelamento e descongelamento constante.
Além disso, o recomendado é que a temperatura da geladeira se mantenha abaixo dos 5º C, para que assim os alimentos sejam bem conservados. Por fim, evite levar alimentos quentes à geladeira, pois isso pode prejudicar o eletrodoméstico e facilitar o desenvolvimento de micro-organismos. Espere esfriar e só depois leve ao resfriamento.