A lichia uma fruta de origem chinesa rica em antocianinas, flavonoides, vitamina C e minerais como potássio, magnésio e fósforo. Suas propriedades antioxidantes protegem o corpo contra doenças cardiovasculares e evitam o desenvolvimento de doenças como obesidade e diabetes.
Leia mais: Por que algumas pessoas devem evitar comer abacaxi
Embora ofereça uma série de benefícios para a saúde, é preciso ter cuidado na quantidade ingerida. Em excesso, a fruta pode promover uma redução excessiva nos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia). Já o chá da sua casca pode causar diarreia e dor abdominal.
A recomendação de consumo é de 3 a 4 frutas frescas por dia. O ideal é ingerir a fruta após as refeições, evitando o consumo logo pela manhã.
1. Ajuda na queima de gordura
A ação antioxidante da cianidina, presente na fruta, ajuda na queima de gordura e previne a obesidade. Embora tenha carboidratos, ela possui poucas calorias e baixo índice glicêmico, podendo ser consumida por quem está de dieta. Estudos também mostram que a lichia reduz a absorção e o acúmulo de gordura no corpo.
2. Previne doenças do fígado
Outro efeito positivo da fruta é a redução dos danos causados por radicais livres nas células do fígado. Ela também é útil na prevenção de doenças no órgão, como fígado gordo e hepatite.
3. Evita doenças cardiovasculares
Suas propriedades ajudam a controlar o colesterol ruim, previnem a aterosclerose, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, auxiliam na regulação do metabolismo de lipídios e aumentam os níveis do colesterol bom.
Além disso, o magnésio e o potássio presentes no alimento têm efeito relaxante nos vasos sanguíneos, enquanto os compostos fenólicos ajudam a inibir a atividade da enzima conversora de angiotensina. Esses efeitos auxiliam no controle da pressão sanguínea.
4. Auxilia no controle da glicemia
Seus compostos fenólicos ajudam a regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue, resultando na redução da resistência à insulina e abaixado a glicemia. Um desses componentes, mais especificamente a hipoglicina, é útil na diminuição da produção de glicose, o que também ajuda a controlar a glicemia.
5. Combate o câncer
Pesquisas recentes mostram que os compostos fenólicos da lichia têm efeitos na redução da proliferação e causam a morte de células de câncer de mama, fígado, colo do útero, próstata, pele e pulmão. Os estudos ainda não estão finalizados, mas são bastante promissores.
6. Combate o envelhecimento precoce da pele
A vitamina C e compostos fenólicos presentes na lichia são antioxidantes, por isso evitam o envelhecimento precoce da pele e combatem a flacidez. Além disso, a vitamina C melhora o aspecto da pele porque estimula a produção de colágeno.
7. Fortalece a imunidade
Outro benefício do alimento é que ela estimula a produção de glóbulos brancos, ajudando a aumentar a imunidade, combater infecções e evitar doenças.
Receita de chá de lichia
Ingredientes:
- 4 cascas de lichia;
- 1 xícara de água.
Com fazer: deixe as cascas da fruta secando no sol por um dia. Após esse período, ferva a água em uma panela, coloque as cascas e tampe. Deixe descansar por três minutos e consuma em seguida.
Receita de suco de lichia
Ingredientes:
- 3 lichias descascadas;
- 5 folhas de hortelã;
- 1 copo de água.
Como fazer: coloque todos os ingredientes no liquidificados e bata. Não se esqueça de usar apenas a polpa da lichia. Sirva com gelo.
Receita de lichia recheada
Ingredientes:
- 1 caixa de lichia fresca ou 1 pote de lichia em conserva;
- 12g de cream cheese;
- 5 castanhas de caju.
Como fazer: lave as frutas e deixe secar. Ponha o cream cheese sobre elas com a ajuda de uma colher ou saco de confeiteiro. Finalize jogando castanhas de caju raladas ou processadas por cima.