Se você cultiva plantas em casa deve ter alguma maneira de repelir ou eliminar as pragas que possam aparecer. Se o seu medo está em utilizar produtos químicos tóxicos, tenha calma, pois existem soluções naturais.
Alguns produtos inofensivos para humanos, animais domésticos e plantas podem afastar as pragas do seu jardim e de seus vasos. Uma das opções é utilizar pimenta de um jeito diferente.
Veja também: Mistura caseira para dar um fim aos pernilongos de uma vez por todas
Hoje você vai aprender a criar um repelente de pragas à base de pimenta. Trata-se de uma calda que vai afastar o problema e prevenir que doenças se instalem nos vegetais.
Assim, não se trata de uma receita de inseticida, mas apenas um repelente natural para prevenção. Caso suas plantas tenham sido tomadas por insetos e pragas e você queira tentar salvar as que restam, a alternativa deve ser mais forte e agressiva.
Repelente natural de pragas: calda de pimenta
A capsaicina é a substância presente na pimenta que irrita as mucosas e causa sensação de ardência. Ela não gera incômodo apenas para seres humanos e outros mamíferos. Insetos e vários outros animais invertebrados podem ser repelidos por causa da pimenta.
Assim, quando alguma praga tentar se alimentar da planta, ela vai sentir aquele desconforto da capsaicina. Isso não vai matar o inseto, mas vai fazer com que ele evite se alimentar das suas plantas e busque outras fontes de nutrientes.
Receita de calda de pimenta para aplicar nas plantas
Para fazer essa calda de pimenta e repelir as pragas, você precisará de:
- 20 pimentas dedo-de-moça (pode ser habanero ou alguma outra pimenta ardida);
- 500 ml de água.
Preparo e aplicação:
Pique bem as pimentas e coloque-as no liquidificador – lembre-se de manter as cascas e as sêmenes. Aliás, as sementes da pimenta é onde está a maior concentração de capsaicina. Adicione a água e bata até que a mistura fique bem homogênea. Coe o líquido e ao despeje em um borrifador.
Para aplicar, use luvas, máscara e óculos de proteção. Então borrife a calda de pimenta em todas as plantas tentando garantir que ela atinja a totalidade do vegetal. Tome cuidado para não colocar a mão nas folhas e levá-las ao olho. O líquido é altamente irritante para as mucosas.