Vale-gás nacional: Descubra se você tem direito e como receber o benefício

Primeira parcela do programa Auxílio Gás dos Brasileiros foi paga em janeiro e atendeu cerca de 5,5 milhões de pessoas.



O aumento nos preços do gás de cozinha levou o governo a criar o programa Auxílio Gás dos Brasileiros, que oferece subsídios de 50% a famílias de baixa renda para compra do item. Popularmente conhecido como vale-gás nacional, o benefício realizou sua primeira rodada de pagamentos em janeiro.

Leia mais: Caixa autoriza dois saques do FGTS com extras de até R$ 2,9 mil

O repasse, que terminou no último dia 31, atendeu quase 5,5 milhões de famílias de baixa renda. Cada uma delas recebeu o equivalente a metade do preço médio do botijão de gás de 13 kg, de acordo com os valores apurados pela ANP.

Muita gente que ainda não entrou na folha de pagamento do programa vale-gás quer receber as próximas parcelas. Para isso, é preciso conhecer suas regras.

Quem tem direito ao vale-gás?

O benefício é destinado às seguintes famílias:

  • Inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa;
  • Que tenham algum membro que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Que está dentro desses critérios é elegível ao programa. Vale destacar que o governo dará prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como sacar o vale-gás?

Os brasileiros que já estão com os valores em conta podem realizar o saque do vale-gás nos caixas eletrônicos. Quem ainda não tem o cartão Auxilio Brasil só precisa gerar um código de saque no aplicativo Caixa Tem, ir até o terminal de autoatendimento, clicar na opção “Saque sem cartão” e informar os números.

O código tem validade de uma hora. Caso o tempo seja extrapolado, basta acessar novamente o aplicativo e gerar um novo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário