A gordura abdominal é uma das mais difíceis de serem reduzidas, especialmente porque o estresse da rotina gera picos de cortisol, hormônio que contribui com o ganho de peso nessa região. Além do fator estético, o aumento está associado ao risco de doenças como diabetes, derrame, problemas cardiovasculares e até câncer.
Leia mais: Chá verde emagrece? Descubra tudo sobre ele e como preparar
Para se livrar do excesso de barriga neste começo de ano, adote atitudes mais saudáveis. Mais do que perder medidas, seu organismo vai ficar mais forte e preparado para te proteger de eventuais problemas de saúde.
Dicas para perder gordura abdominal
1. Hidrate-se
A água é a primeira dica desta lista. Sua falta causa impressão de maior volume abdominal por conta do inchaço, além de deixar o metabolismo mais lento e dificultar a eliminação de gordura. O corpo que está desidratado ainda sofre com sintomas como inchaço, boa seca, urina concentrada e com cor forte, prisão de vente e dor de cabeça.
2. Faça mais refeições ao dia
Substitua aquele prato enorme nas refeições principais pela ingestão de porções menores a cada 3 ou 4 horas. Essa troca facilita a digestão e reduz a sensação de estufamento na barriga. Na hora de escolher o que comer, dê preferência a boas fontes de proteína e gorduras e não abuse dos carboidratos.
3. Evite os ultraprocessados
Esses alimentos são ricos em açúcares, gorduras saturadas e trans e componentes químicos. Embora tenham sabores apelativos ao paladar, possuem pouco valor nutricional e devem ser evitados no dia a dia. A lista inclui congelados, refrigerantes, sucos prontos, bolachas, embutidos e muitos outros.
4. Não abuse do álcool
As bebidas alcólicas costumam fazer bastante sucesso durante o verão, especialmente a cerveja. O problema é que o excesso de álcool contribui com o acúmulo de gordura na região abdominal. Não é necessário abandonar de vez o happy hour, mas tenha cuidado com o volume ingerido e adota um intervalo de pelo menos três dias entre um consumo e outro.
5. Invista no seu sono
Uma boa noite de sono faz milagres. A renovação hormonal que ocorre enquanto dormimos é muito importante para reduzir a gordura acumulada no abdômen. Menos de 7 horas de sono eleva os níveis do hormônio do estresse (cortisol) no corpo, o que contribui com o aumento da barriga.