TikTok: Usuário cria código para WhatsApp para se vingar de spam de empresas

Cansado de receber contatos não solicitados e pedir sua remoção dos cadastros, desenvolvedor toma atitude inusitada.



Um desenvolvedor publicou um vídeo no TikTok que despertou o interesse de milhões de usuários. Para se vingar das empresas que enviam spams, ele criou um script que dispara mais de 3 mil mensagens de forma automática no WhatsApp Web.

Leia mais: Sem armazenamento no celular? Aprenda a limpar o Whatsapp e fique livre do problema

Yago Moura demonstrou o uso do código, que tem uma estrutura relativamente simples e divide o texto escolhido em várias mensagens de uma linha. Na publicação, ele usou o roteiro de Shrek, que tem cerca de 3.700 linhas, e o de Bee Movie – A História de uma Abelha.

O usuário só precisa abrir o WhatsApp Web e entrar nas ferramentas de desenvolvedor do navegador para abrir o console e colar o código JavaScript.

Solução inusitada

Yago contou ao portal Tecnoblog que tentou resolver o problema de outras maneiras com operadoras, bancos e empresas de cobrança que procuravam outras pessoas. Sempre que elas entravam em contato via ligação, SMS ou WhatsApp, ele solicitava a sua remoção do cadastro.

Após inúmeras tentativas sem sucesso, o desenvolvedor iOS abriu reclamações na ouvidoria das empresas, bem como no Procon e no site Reclame Aqui. Nada disso resolveu o problema com spam.

Após três semanas, ele decidiu criar uma forma de enviar mensagens automaticamente. Após um busca no GitHub, ele usou o código encontrado contra contatos de uma empresa de telecomunicações. A solução inusitada funcionou, e agora ele ensina outros usuários pelo TikTok.

“Meu objetivo era chegar ao público e mostrar que é uma prática errada das empresas e que a gente precisa revidar”, disse Yago.

Banimento 

O WhatsApp proíbe o envio de mensagens automáticas. Em seus temos de uso, a empresa afirma que seus serviços não devem ser usados “para enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, como mensagens em massa, mensagens automáticas, ligações automáticas e afins.”

Para evitar o banimento, Yago usou o script somente em conversas que não haviam sido iniciadas por ele. O código também opera de forma a não parecer um spam, com um pequeno intervalo entre os envios. Isso evita o banimento automático da plataforma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário