Nova prova de vida vai permitir visita dos agentes do INSS em casa

Conforme informações repassadas pelo instituto, apenas uma minoria dos beneficiários vai contar com esse serviço. Saiba o motivo.



As novas regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acabaram com a obrigatoriedade da prova de vida presencial para os segurados garantirem seus benefícios. Além dessa novidade, agora os segurados também vão poder receber em casa a visita dos agentes do INSS, se necessário.

Leia mais: Registro de vacinação, consulta médica e CNH serão aceitos na prova de vida do INSS

De acordo com o INSS, a visita vai ser feita somente para alguns segurados. Conforme informações repassadas pelo instituto, apenas uma minoria dos beneficiários vai contar com esse serviço.

Visita do INSS

As mudanças anunciadas pelo INSS acabam de vez com a necessidade dos segurados irem até as agências para fazer a prova de vida. Dessa forma, o processo fica integrado aos dados do governo federal, e o INSS passa a ter essa informação de maneira facilitada.

A prova de vida, como o nome já diz, nada mais é que provar ao INSS que o segurado está vivo. Mas, diante da pandemia, as regras mudaram e novas ideias foram implantadas para facilitar o procedimento. Na opinião de muitos segurados, a mudança reduz a burocracia e permite que os benefícios continuem sendo pagos.

Apesar disso, alguns temem que possam existir erros nos dados e, assim, os pagamentos serem suspensos. Por essa razão, o INSS garantiu que não haverá corte sem checagem.

Ou seja, primeiramente será analisado o banco de dados. Depois disso, se ainda existir alguma dúvida, os agentes vão até o endereço indicado pelo cidadão para confirmar antes de suspender o benefício. Assim, a visita do INSS vai ocorrer em casos bastante específicos, e não para todos os segurados como muitos entenderam.




Voltar ao topo

Deixe um comentário