Descubra o que comer e o que deve ser evitado para melhorar a saúde do cérebro

Alimentação influencia diretamente no bom funcionamento da mente humana. Confira quais são os alimentos indicados e aqueles que devem ser evitados na dieta.



A alimentação é a base da saúde humana e reflete diretamente no bom funcionamento do organismo. Vários alimentos são capazes de melhorar o desempenho de órgãos específicos, incluindo o cérebro, O que pouca gente fala é sobre os alimentos que devem ser evitados para garantir a saúde da mente. Afinal, existem alguns nutrientes que têm sentido oposto ao de causar benefícios para o sistema nervoso central.

Veja também: Gordura na dieta pode ou não? Descubra como consumir de um jeito saudável

Para auxiliar na construção de um cardápio que ofereça vantagens para a mente. Para saber o que não deve ser ingerido, o mais indicado é também entender o que deve entrar na alimentação. De um modo geral, os alimentos que desfavorecem o bom funcionamento do cérebro são aqueles que prejudicam o corpo como um todo.

Alimentos que devem ser evitados para o bom funcionamento da mente

Alimentos gordurosos e ricos em açúcar tendem a proporcionar uma fadiga fora do comum. Eles sobrecarregam diversos sistemas do corpo, incluindo o cérebro. Portanto, frituras, alimentos com gorduras saturadas e trans devem sair da alimentação. Da mesma forma, o consumo de doces, principalmente os industrializados, deve ser moderado e reduzido.

Comidas com alto teor de sódio ou glutamato monossódico também oferecem prejuízos. Itens que possam comprometer a circulação do sangue não fazem bem para a mente. Afinal, a oxigenação do corpo depende do fluxo sanguíneo em sua melhor forma. Comidas pesadas precisam de mais atenção do sistema digestório e trazem cansaço. Por fim, o álcool em proporções altas compromete o bom funcionamento da mente e pode até causar transtornos ao longo do tempo, diante da ingestão crônica.

Alimentos que ajudam e melhoram a mente humana

Por sua vez, os alimentos que favorecem o bom funcionamento do cérebro e da mente são aqueles mais orgânicos. Principalmente os alimentos que possuem alto teor de ômega 3, como peixes de águas frias, castanhas, amêndoas e oleaginosas. Vitaminas do complexo B também ajudam bastante a manter o raciocínio esperto. Saladas e legumes, bem como frutas, são ótimas opções.

Podemos destacar aqui o gengibre, a linhaça, nozes, sardinha, cebola, castanhas, brócolis, abacate e folhosas de cor verde escura.




Voltar ao topo

Deixe um comentário