scorecardresearch ghost pixel



Gordura na dieta pode ou não? Descubra como consumir de um jeito saudável

Confira 7 informações úteis sobre o consumo de gordura que vão transformar a sua dieta a partir de hoje.



Acompanhar as notícias mais “quentes” sobre alimentação pode deixar muita gente confusa. Especialistas e pesquisas acabam se contradizendo o tempo todo e liberam ou barram o consumo de determinados alimentos. Um bom exemplo está nos itens mais gordurosos. 

Veja também: Chá verde emagrece? Descubra tudo sobre ele e como preparar

Em dado momento, a gordura era um mal a ser combatido, no dia seguinte ela era responsável por dar mais longevidade às pessoas. Essa discordância de informações dá um nó na cabeça de quem não entende do assunto e apenas precisa saber qual caminho seguir.

Uma pesquisa relativamente recente publicada na revista médica conceituada The Lancet foi uma das responsáveis pela confusão. A partir do texto, muitas pessoas entenderam que o consumo de gorduras (até mesmo saturadas) estava liberado. 

Porém, os dados acabaram sendo mal interpretados e a recomendação correta é a mesma de sempre. Não se deve exagerar em alimentos gordurosos, e a prioridade deve ser para as gorduras saudáveis.

Como consumir gordura de um jeito saudável?

Confira 7 coisas que você precisa saber antes de consumir alimentos gordurosos. Essas informações estão mais do que testadas e comprovadas pela ciência.

1 – Use azeite no lugar de óleo

Esta afirmação é bem conhecida e de fato se consolidou como verdade. O azeite integral, ou extra virgem, faz parte do grupo de gorduras saudáveis. Isso não quer dizer que você deve tomar um copo de azeite por dia. Mas prefira usar ele do que outros óleos comuns.

O azeite de oliva possui inúmeros benefícios para a saúde, como alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios naturais. Contudo, todas essas propriedades são perdidas quando ele é aquecido. Então, o consumo é indicado para temperar saladas e alimentos prontos, que não serão submetidos ao fogo.

2 – Gordura boa ajuda a emagrecer

Alimentos oleaginosos e azeites ajudam no processo de emagrecimento. Eles retardam o esvaziamento do estômago e dão maior sensação de saciedade.

3 – Teor de ômega-3 elevado

Amêndoas, castanhas e nozes são ricas em ômega-3. Peixes de água fria, linhaça, chia e abacate também têm essa característica. Eles ainda possuem ácido graxo e ajudam na saúde do coração e da memória.

4 – Gordura trans é prejudicial

A gordura trans é realmente um “veneno” para o organismo. Ela aumenta o nível de colesterol LDL (chance de obstrução venal) e diminui o HDL (colesterol bom). Mais do que isso, o volume abdominal aumenta consideravelmente. Nunca troque gordura trans por hidrogenada, as duas são igualmente péssimas para a saúde.

5 – Cuidado com o óleo de coco

Embora possua boas vantagens para o corpo, dando mais energia com pouca sobra, o excesso é perigoso. O óleo de coco demais aumenta o colesterol LDL, então tenha cuidado.

6 – Gordura saturada deve ser evitada

O indicado é que as gorduras saturadas estejam presentes em 10% da alimentação diária. Essa quantidade é considerada segura e pode até ser benéfica. Mais do que isso, o risco é de causar graves danos ao sistema cardiovascular.

7 – Atenção ao óleo de canola

O óleo de canola não é um óleo natural. Na verdade, a canola não existe como um vegetal, diferente do que muitos pensam. Este é um óleo que utiliza vários vegetais em sua composição. Ou seja, ele é totalmente industrializado e não se sabe até que ponto pode ser prejudicial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário