A hipertensão se caracteriza pelo aumento da pressão sanguínea do corpo e traz diversos riscos à saúde. Pessoas hipertensas acabam gerando diversas outras dificuldades para o organismo. Além disso, o risco de sofrerem com mal súbito é ainda maior. Ou seja, pacientes hipertensos têm mais chances de enfartar ou sofrer com um AVC, por exemplo, do que as demais pessoas.
Veja também: Treino e diabetes: alimentação demanda cuidados e atenção redobrada
Essa doença pode ter um fundo causador genético ou estar atrelada ao estilo de vida. Existem alguns fatores que contribuem para o nível aumentado da pressão arterial. Boa parte desses fatores pode ser evitada com mudanças nos hábitos diários, principalmente, na alimentação.
Riscos para o hipertenso
Quando o sangue circula com a pressão elevada, ele enfrenta resistência nas paredes do sistema vascular. Isso faz com que os vasos sanguíneos fiquem machucados e fragilizados. Com isso, essas estruturas ficam enrijecidas e acabam se estreitando. Consequentemente, o sangue encontra mais dificuldade para circular, mas a pressão não diminui, pelo contrário, ela aumenta.
Com o passar do tempo, se o problema não for controlado, os vasos podem entupir e até se romper. Este é o maior risco para quem tem hipertensão, podendo sofrer com infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito).
Sintomas comuns:
Na grande maioria dos casos, a hipertensão não dá sinais de existências. Mas é possível que a pessoa sinta:
- Dores de cabeça;
- Dores no peito;
- Falta de ar;
- Tontura;
- Visão borrada;
- Zumbido no ouvido.
Em qualquer situação semelhante, procure um hospital.
Melhorando a hipertensão com alimentos
A primeira dica para um hipertenso é praticar exercícios físicos moderados com frequência. Isso ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo pelo corpo. Porém, a alimentação também merece atenção especial.
Uma dica é utilizar alguns temperos baseados em ervas para substituir o sal, um dos principais causadores da hipertensão.
Você pode temperar a comida com:
- Manjericão;
- Oréganos;
- Raspas de limão.
Misture uma medida de cada ingrediente para 1/3 de medida de sal comum. Use para temperar os pratos salgados com menor quantidade. Dê preferência para sal grosso moído ou sal marinho, que possui menos sódio.