A conta de energia deve ficar ainda mais cara em 2022, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento deve chegar a atingir os 21% e ainda se dá como reflexo da crise hídrica que teve início no último ano. A estimativa é que os consumidores vejam a conta aumentar cerca de 7%, ou seja, mais do que o dobro de 2021, quando o reajuste foi de 3,25%.
Veja também: Como contratar o novo crédito consignado para segurados do INSS? Descubra agora
Segundo as autoridades competentes, devido ao baixo índice de água dos últimos meses, as usinas termelétricas devem ser acionadas. O custo para produção de energia dessa maneira é mais alto do que o comum e esse valor a mais pesa no bolso do contribuinte.
Diante desse cenário econômico, o jeito é começar a fazer o possível para economizar ainda mais na conta de luz. Por isso, você pode conferir algumas dicas de como obter tal economia a partir de agora.
Confira as melhores dicas para economizar na conta de luz
1 – No verão, banho frio
Aproveite as altas temperaturas do verão para tomar banho com o chuveiro desligado ainda durante o dia. Se não for possível, desligue a função turbo do chuveiro. Este é o eletrodoméstico que mais tem potencial para gastar energia elétrica.
2 – Cuidados com a geladeira
A primeira coisa a se fazer é usar a geladeira no resfriamento mínimo durante a maior parte do tempo. Além disso, você pode colocar mais itens dentro do congelador, já que quando está vazio, o motor da geladeira se esforça mais. Também é preciso esperar a comida esfriar para só então colocar dentro da geladeira.
3 – Retire o que não usa da tomada
Nada de deixar um monte de aparelhos ligados à tomada 24 horas por dia. Sempre desligue o máximo de eletrodomésticos possível.
4 – Economize a luz
Se está de dia, aproveita a luz do sol, nada de ficar acendendo lâmpada à toa. Aproveite para colocar lâmpadas de LED em sua casa, já que são bem mais econômicas. Mesmo à noite, sempre apague as luzes que não estiver usando.
5 – Evite plugs com várias tomadas
Extensões e benjamins (famosos T) devem ser usados apenas quando necessário mesmo. Esses dispositivos são eficientes em gastar mais energia do que o necessário.