Veja a tela de bloqueio incrível que o Android poderia ter ganho!

Imagens mostram uma nova tela de bloqueio criada pela Google para o Android. A empresa nunca chegou a se manifestar a respeito do protótipo.



Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não possua uma variedade de aplicativos instalados no celular, sendo muitas vezes, até difícil conseguir encontrar o que precisamos no momento, em meio a tantos ícones.

Leia ainda: Indetectável: Saiba como deixar seu WhatsApp no modo ‘fantasma’

O fato é que, o Google estava planejando instalar uma tela de bloqueio inteligente que praticamente pudesse adivinhar quais aplicativos seriam necessários, porém a ideia não chegou a ser introduzida no mercado. Ainda.

Esse conceito começou a ser desenvolvido no Android 11, mas foi suspenso em detrimento da interface atual inspirada pelo Material You.

O protótipo, de nome Smartspace, tinha como foco, tornar os controles mais inteligentes, impulsionar o uso do Google Pay e otimizar o uso entre os aplicativos, além de possuir uma interface mais inovadora e incluir atalhos para as ferramentas mais relevantes para o usuário, tanto na tela de bloqueio quanto no always-on display.

Como funcionaria?

Entre as funcionalidades se destacariam: a possibilidade do usuário receber recomendações sobre o que ouvir, pois ao conectar seus fones de ouvidos, seria mostrada a tela do Spotify com suas preferências de músicas ou podcasts, e caso o usuário tivesse o hábito de falar ao telefone, o At a Glance poderia recomendar também uma ligação para um contato próximo ou enviar uma mensagem de áudio no WhatsApp; a sincronia com o Google Maps daria uma estimativa de tempo de chegada ao destino, além da possibilidade de exibição da lista de mercado e do Google Pay, na entrada do usuário à loja.

Os prints de tela, publicadas pelo site Android Authority mostram como seria o conceito planejado pela equipe do Google:

Imagem: Rita El Khoury/Android Authority

Essa ferramenta do Google seria uma versão mais moderna do “At a Glance”, pois iria além da home, se integrando também à tela de bloqueio e dispensando a necessidade de outros assistentes, tornando nativas várias funcionalidades que hoje são complementares.

Através da imagem, se pode perceber como as coisas funcionariam. O botão localizado abaixo da hora e do dia, exibiria uma saudação de acordo com o período do dia, além de ferramentas como luzes, termostato e câmera de segurança.

 

Imagem: Rita El Khoury/Android Authority

O que deu errado?

Não se sabe exatamente, pois o Google nunca chegou a se manifestar publicamente a respeito do protótipo. O mais certo é que os desenvolvedores tenham descoberto algum limitador para o avanço da tecnologia, e de acordo com o Android Authority, a intenção do Google era compartilhar essa ferramenta com outros desenvolvedores, a fim de fazer uma integração entre seus apps.

Sem contar que, a possibilidade da dependência dessa integração de apps terceiros com a ferramenta, necessitaria de um monitoramento de localização, atividades e horários, podendo ser visto como um processo invasivo à privacidade do usuário, inclusive no que se refere a questões de segurança, como a facilidade de acesso de terceiros às coisas pessoais do usuário e seus aplicativos sincronizados, como os aplicativos de casa inteligente.

Não se sabe se essa ideia poderá chegar ou não ao mercado, pois pode ser que seja ainda aproveitada, recebendo os devidos ajustes, como pode também, acabar caindo no esquecimento. Só nos resta agora esperar o lançamento do Android 13 e ver as novidades que ele trará.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário