Emagrecer é um processo que nem sempre ocorre na rapidez esperada. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 25% dos brasileiros são obesos, enquanto mais da metade da população está com sobrepeso. No mundo inteiro, o número de pessoas acima do peso não para de crescer, especialmente durante a pandemia.
Leia mais: Suco de limão com chuchu para secar a barriga rápido
O problema é que muita gente prefere apostar em dietas restritivas malucas do que adotar hábitos de vida mais saudáveis. Para perder peso com saúde, é necessário unir a prática regular de atividades físicas, a alimentação balanceada e o acompanhamento médico quando necessário.
Neste sentido, o químico, professor de educação física e atleta profissional IFBB, Renato Cariani, deu ao portal Terra dicas de cinco alimentos poderosos para acelerar o emagrecimento. Veja quais são.
1 – Pimenta
As pimentas são ricas em capsaicina, composto químico que tem função termogênica no corpo.”A pimenta consegue aumentar a sua taxa de metabolismo basal – o quanto você gasta de calorias parado, sem atividade nenhuma – logo, você queima mais calorias”, diz Cariani.
2 – Gengibre
Também termogênico, o gengibre ajuda a aumentar o gasto calórico. “Assim como a pimenta, o gengibre quase não tem calorias. Então você ingere uma quantidade legal, não tem calorias, mas tem efeitos benéficos, como o aumento da temperatura corporal. E, automaticamente, o seu organismo funciona de forma mais dinâmica, gastando mais calorias”, explica.
3 – Feijão
Reduzir a quantidade de arroz e aumentar a de feijão eleva a queima de gordura. “Diferente dos dois primeiros, o feijão tem calorias. Mas, se você substituir, na mesma quantidade, 100g de arroz por 100g de feijão, você vai queimar mais gordura. Uma concha de feijão tem 7g de fibras, que aumentam a capacidade do processo digestivo. Digerindo melhor os alimentos, você tem uma absorção melhor. Logo, associado à atividade física, é possível queimar mais gorduras”, detalha o especialista.
4 – Água gelada
O potencial da bebida gelada está ligado à queima de calorias. ”Um copo de água gelada gasta 10 calorias. O seu corpo trabalha em uma temperatura média de 36 graus. Quando você ingere água gelada, ela resfria o seu corpo, que tem a capacidade de recondicionar essa temperatura e te manter nos 36 graus. Como ele faz isso? Queimando calorias”, revela o químico.
5 – Chá de hibisco
Por fim, o hibisco contém componentes que combatem os radicais livres, diminuem a quebra enzimática de carboidratos e reduzem a retenção de líquido. “O chá de hibisco tem três características interessantes: alta concentração de antioxidantes, bloqueio da enzima amilase e poder diurético”, completa.