scorecardresearch ghost pixel



Brasileiros já podem consultar se têm valores parados ou esquecidos em banco

Descubra como consultar se há dinheiro em seu nome que pode ser recebido ainda em 2022. Várias pessoas estão se surpreendendo ao fazer a consulta.



Os brasileiros já podem consultar se têm valores parados a receber de instituições financeiras. Basta acessar o site do Sistema Valores a Receber para saber se há alguma quantia disponível. Basta o cidadão colocar o número do CPF ou CNPJ (se for empresa) e a data de nascimento.

Assim, o sistema já acusa se existe algum valor disponível ou não. Caso haja, será necessário ter um cadastro no portal Gov.br para fazer a movimentação.

Veja também: INSS: aprenda como transferir seu benefício para outro banco

O montante de dinheiro a ser devolvido pode chegar a R$ 8 bilhões de reais. Ou seja, toda essa quantia é referente a benefícios, valores esquecidos ou ganhos que os cidadãos simplesmente não retiraram das contas.

O resgate será feito através de Pix a partir do dia 7 de março deste ano. Cada pessoa poderá efetuar o resgate de acordo com a data de nascimento.

Como consultar se existem valores a receber?

  • Acesse o novo site do Banco Central pelo link: valoresareceber.bcb.gov.br/publico;
  • Basta informar o número do documento solicitado e a data de nascimento;
  • Clique em “Consultar”;
  • Se não tiver nenhum valor, você será informado e basta finalizar a ação. Caso haja algo a ser recebido, uma data será informada para descobrir qual é esse valor e quando poderá ser resgatado.

Datas de resgate

  • Pessoas nascidas antes de 1968 – agendamento do resgate: 7 a 11 de março – repescagem: 12 de março;
  • Pessoas nascidas entre 1968 e 1983 – agendamento do resgate:  14 a 18 de março – repescagem: 19 de março;
  • Pessoas nascidas depois de 1983 – agendamento do resgate: 21 a 25 de março –  repescagem: 26 de março.

Novidades do Banco Central (BC)

Ao longo do ano, o BC pretende ampliar a consulta para a devolução de valores decorrentes de tarifas ou obrigações de crédito cobradas indevidamente não previstas em Termo de Compromisso, contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível, contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.

Segundo o BC, os dados e os valores fornecidos são de responsabilidade das próprias instituições financeiras. Em alguns casos, os saldos a receber podem ser de pequeno valor, mas o órgão orienta o cidadão a sacar o dinheiro que lhe pertence de forma simples e ágil, por meio do novo serviço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário