scorecardresearch ghost pixel



É GOLPE: mensagem no WhatsApp promete resgate de dinheiro esquecido

Os criminosos mais uma vez se aproveitam de uma novidade para tentar mais vítimas. Confira o novo golpe pelo WhatsApp.



Com o anúncio do retorno do site do Banco Central que permite a consulta ao dinheiro esquecido em alguma conta, os golpistas mais uma vez entraram em cena na tentativa de enganar os brasileiros. Uma mensagem tem sido enviada por WhatsApp. Mas, atenção, é golpe novo na praça.

Leia mais: TUDO sobre o novo site para consultar Valores a Receber do Banco Central

Por meio da mensagem, os golpistas incentivam as vítimas a clicarem em um link que é enviado por meio do aplicativo WhatsApp. E basta um único vacilo para cair no novo golpe.

Golpe pelo WhatsApp

A mensagem dos golpistas indica que as pessoas compartilhem o texto com outros 10 contatos, na tentativa de aumentar o número de vítimas.

Mas, claro, tudo isso não passa de um golpe. O Banco Central não tem enviado nenhuma mensagem por meio do WhatsApp para que os clientes façam a consulta ou o saque do dinheiro.

A ferramenta liberada pelo Banco Central tem o nome de “Registrato”. Os golpistas estão usando o nome do serviço, assim como a identidade visual do BC para aplicar os golpes.

Os criminosos também pedem informações pessoais das vítimas, como nome completo e CPF. E também prometem que os valores serão sacados imediatamente, por meio do PIX. Na mensagem, os golpistas também enviam um link, como se fosse o site para consulta do dinheiro esquecido.

Já no site falso, os criminosos conseguem informações importantes para terem acesso aos dados das vítimas. Por isso, muita atenção se receber a seguinte mensagem: “Consulte agora se você tem algum valor a receber. Saque instantâneo via PIX. Mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram”.

Ao notar essa mensagem pelo WhatsApp, não clique no link e nem compartilhe com mais contatos para evitar que mais pessoas sejam vítimas dos golpistas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário