Conheça 4 motivos que barram licenciamento de veículos em 2022

Quem não faz o licenciamento dos veículos corre o risco de ter o carro apreendido e até a CNH suspensa. Entenda mais sobre a obrigação anual.



O licenciamento é a regularização dos carros, que permite que tais veículos circulem livremente, sem qualquer tipo de pendência. É por meio do licenciamento que os motoristas conseguem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Leia mais: Carros usados mais vendidos em janeiro de 2022

É esse documento que confirma que o seu carro tem todas as condições de trafegar pelas ruas. Por exemplo, garante que o carro não foi clonado, nem resultado de furto ou roubo, e que atende aos limites de emissão de gases poluentes. Ou seja, como o nome já diz, é o certificado que garante que o veículo está em condições de circular.

Licenciamento dos veículos

O licenciamento é um documento que precisa ser renovado todos os anos. Quem não está com o certificado em dia pode pagar multa. Para ter o documento o dono do carro precisa, antes de tudo, pagar o IPVA atual, assim como a taxa do licenciamento.

O motorista que circula sem o licenciamento do veículo comete uma infração gravíssima, pode pagar multa e levar sete pontos na carteira. Esse é só o primeiro ponto de alerta para os motoristas.

Isso porque, sem pagar o licenciamento, os motoristas ficam sem o CRLV. Além disso, quem não tem o licenciamento não pode circular em rodovias. Além da multa, o condutor pode inclusive ficar proibido de dirigir até que a situação do licenciamento seja resolvida.

Se mesmo depois da notificação o motorista não resolver a pendência e for flagrado mais uma vez, ele pode ter a carteira suspensa. Sem o licenciamento, outro problema é que os carros podem ficar apreendidos caso sejam parados em alguma blitz sem que o documento esteja em dia. Além disso é o motorista que terá que pagar todos os gastos adicionais, como guincho e a diária do veículo apreendido.

Alguns casos impedem o licenciamento de um veículo, sendo bloqueio judicial, débitos em aberto, assim como a não transferência do veículo para um novo dono. Por isso é essencial estar com tudo em dia para evitar problemas sem o licenciamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário